A VALORIZAÇÃO DOCENTE À LUZ DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RELATIVO A AÇÃO DIREITA DE INCONSTITUCIONALIDADE N.º 4.167/2011

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DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87236

Resumo

Resumo: A presente pesquisa tem como objeto a valorização docente, a partir da análise das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), desde a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n.º 4.167/2011.O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental com enfoque qualitativo. Utilizou-se como fontes documentais, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei nº 11.738/2008 (Lei do PSPN), Lei nº 13.005/2014 (PNE), bem como as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir da ADI n.º 4.167/2011. Acerca da abordagem adotou-se o método qualitativo. Justifica-se pela precarização da educação e da profissão docente, enquanto princípios fundamentais para um ensino de qualidade, pois a valorização docente esta atrelada a uma educação emancipadora e de qualidade. Cabe reiterar que a concepção de valorização docente atende aos quesitos da remuração, carreira e formação, mas esse estudo adotou a remuneração. Posto isso, esse estudo constatou que, hodiernamente, o poder judiciário somente tem assegurado o controle do pagamento do piso salarial, acarretando o enfraquecimento desta política e dos demais quesitos que compõe o significado da valorização docente.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Valorização Docente. Judicialização da Educação. Supremo Tribunal Federal.

Biografia do Autor

Ruth da Paz Camargo, PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CPTL - PPGEUFMSCPTL

Mestranda no Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas. Linha de pesquisa: políticas educacionais, infâncias e formação de professores

Ione Silva Cunha Nogueira, PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CPTL - PPGEDU/UFMS/CPTL

Doutora em Educação (UNESP, Marília); professora associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS/CPTL ORCID: 0000-0003-4179-2166. E-mail: ionescn@outlook.com.

Referências

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

Camargo, R. da P., & Nogueira, I. S. C. (2023). A VALORIZAÇÃO DOCENTE À LUZ DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RELATIVO A AÇÃO DIREITA DE INCONSTITUCIONALIDADE N.º 4.167/2011. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87236

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Artigos