O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO EM TESSITURA DE RESSIGNIFICAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87560

Palavras-chave:

PROINFO, Atuação docente, Contexto da prática

Resumo

O presente artigo propõe compreender a atuação e a ressignificação do PROINFO no contexto da prática docente. O escopo principal dessa política volta-se à inserção e apropriação, na escola pública, dos artefatos tecnológicos que estruturam a sociedade conectada às redes digitais. Em meio a compreensão de que políticas não são meramente implementadas, mas colocadas em ação por sujeitos possuidores de convicções e interesses próprios. Sob a luz da teoria da atuação de Ball, Maguire e Braun (2016), propomos perceber a política do PROINFO atuada no contexto da prática. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de duas escolas públicas beneficiadas pelos laboratórios de informática do programa. Os resultados apontam que o PROINFO é encenado diante de circunstâncias que desafiam as ações dos docentes. A desatualização e número insuficiente de computadores para atender os alunos, bem como a desassistência pedagógica e técnica dificultam as atividades propostas no contexto da prática.

Biografia do Autor

Roberta Mirnas de Oliveira Gomes, Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO pertencente a associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação. Atualmente está na função de supervisora da educação especial e diversidade na 13ª DIREC/SECC-RN e atuando no AEE em Centro de educação especial.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto da Faculdade de Educação - FE/UERN. É vice-diretor da Faculdade de Educação e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, em associação UERN/UFERSA/IFRN. Tutor do PET Pedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UFERSA).

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Gomes, R. M. de O., Santos, J. M. C. T., & Medeiros, E. A. de. (2022). O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO EM TESSITURA DE RESSIGNIFICAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87560

Edição

Seção

Artigos