O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO EM TESSITURA DE RESSIGNIFICAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87560Palavras-chave:
PROINFO, Atuação docente, Contexto da práticaResumo
O presente artigo propõe compreender a atuação e a ressignificação do PROINFO no contexto da prática docente. O escopo principal dessa política volta-se à inserção e apropriação, na escola pública, dos artefatos tecnológicos que estruturam a sociedade conectada às redes digitais. Em meio a compreensão de que políticas não são meramente implementadas, mas colocadas em ação por sujeitos possuidores de convicções e interesses próprios. Sob a luz da teoria da atuação de Ball, Maguire e Braun (2016), propomos perceber a política do PROINFO atuada no contexto da prática. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de duas escolas públicas beneficiadas pelos laboratórios de informática do programa. Os resultados apontam que o PROINFO é encenado diante de circunstâncias que desafiam as ações dos docentes. A desatualização e número insuficiente de computadores para atender os alunos, bem como a desassistência pedagógica e técnica dificultam as atividades propostas no contexto da prática.
Referências
ALBERTI, T. F.; ANBEGG, I.; COSTA, M. R. J.; TITTON, M. Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 240, p. 346-362, maio/ago. 2014. Disponível em: http://old.scielo.br/pdf/rbeped/v95n240/06.pdf acesso em: 12 mai. 2021.
BALL, Stephen. J; MARGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Editora UEPG: Ponta Grossa. Paraná, 2016.
BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 05 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Gabinete do Ministro. Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997. Autoriza a criação do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo. Diário da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1997. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001167.pdf. Acesso em 07 mar. 2020.
BRASIL. Presidência da República, Casa civil. Decreto 6.300/2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO. Brasília, DF, 2007. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/94218/decreto-6300-07#art-1. Acesso em 07 Mar. 2020.
DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção de Conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 4. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1974.
GOMES, R. M. de O. .; SANTOS, J. M. C. T. .; MEDEIROS, E. A. de . Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO: pensar a política educacional para além da implementação na escola pública. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1647–1661, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15303. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15303. Acesso em: 4 jul. 2022.
GRIMM, Viviane; LUNARDI MENDES, Geovana Mendonça. n. 4 - POLÍTICAS DE DISTRIBUIÇÃO MASSIVA DE LAPTOPS EDUCACIONAIS NO BRASIL E EM PORTUGAL: ENTRE O GLOBAL E O LOCAL. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 11, ago. 2017. ISSN 1981-1969. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/47760/33268>. Acesso em: 04 jul. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v11i0.47760.
LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação bancária: uma questão filosófica de aprendizagem. Disponível em: https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Lins-Educacao_bancaria.pdf. Acesso em 16 dez. 2020.
MAINARDES, Jefferson. n. 1 – ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: BREVE CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS-METODOLÓGICAS. Contrapontos, v. 9, jan/abr 2000. Disponível em: < http://ri.uepg.br/riuepg/bitstream/handle/123456789/240/ARTIGO_An%C3%A1lisePoliticasEducacionais.pdf?sequence=1> Acesso em: 12 mai. 2021.
MAINARDES, Jefferson. n. 16 - A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS: EXPLORANDO ALGUNS DESAFIOS DA SUA UTILIZAÇÃO NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 12, ago. 2018. ISSN 1981-1969. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/59217/36164>. Acesso em: 04 jul. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59217.
MAXIMINO, Mayara Ewellyn Sá. Expansão das fronteiras da sala de aula: uso de uma rede social educativa no contexto no ensino híbrido na educação básica. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Rio de Janeiro: Ciência & Saúde Coletiva, 2011.
NÓVOA, Antônio Sampaio. Vídeo (1:18:50). Formação Continuada - Aula Magna António Nóvoa. Publicado pelo canal Educação Bahia, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7kSPWa5Nieo. Acesso em: 16 mai. 2020.
PACHECO, Willyan Ramon de Souza; BARBORA, João Paulo da Silva; FERNANDES, Dorgival Gonçalves. A relação teoria e prática no processo de formação docente. Revista de pesquisa interdisciplinar, cajazeiras, n. 2, p. 332 – 340. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/rober/Downloads/380-1515-1-PB%20(1).pdf. Acesso em 03 jun. 2020.
PRENSKY, M.: Nativos digitais, imigrantes digitais. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon.
NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001). Disponível em https://docplayer.com.br/2203029-Nativos-digitais-imigrantes-digitais.html> . Accesso em 12 mai. 2021.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.
SANTOS, Ciany Pety dos; DOMINGUES, Lídia Antunes. Atuação do docente imigrante digital para com os nativos digitais. Revista educação., Londrina, v. 18, n. 24, p. 16-23, 2015. Disponível em: file:///C:/Users/rober/Downloads/3343-Texto%20do%20artigo-12542-1-10-20151202.pdf. Acesso em 04 mar. 2021.
SOUSA, Maurício de. Apontamentos teórico-metodológicos: contribuições de Stephen J. Ball para as pesquisas de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 3, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/rober/Downloads/13446-Texto%20do%20artigo-209209216950-1-10-20190408.pdf. Acesso em 11 fev. 2020.
SOUZA, N. A. A relação teoria-prática na formação do educador. In: Anais da Semana de Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 22, p. 5-12, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.