PROEJA E INCLUSÃO: UMA LEITURA À LUZ DO PÓS-FUNDACIONALISMO E DA PÓS-DEMOCRACIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87996

Palavras-chave:

PROEJA, Educação de Jovens e Adultos, Inclusão.

Resumo

Um dos objetivos da política Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é incluir o coletivo da Educação de Jovens e Adultos EJA no sistema educativo e formativo para elevação da escolaridade com profissionalização técnica. Apresenta-se e discute-se especialmente a categoria conclusão e os fatores que comprometem a inclusão anunciada no âmbito da política pública PROEJA. O processo metodológico adotado foi o da metanálise  qualitativa dos trabalhos produzidos por investigadores brasileiros – corpus empírico, sobre o PROEJA no estado da Bahia, Brasil, publicados no período de 2010 a 2017. O estudo revela que apesar do discurso político-normativo apontar para  processos de inclusão, o contexto da operacionalização da política não efetiva o propósito expresso. À luz das lentes do pós-fundacionalismo e da pós-democracia realiza-se uma leitura a partir dos dados extraídos e metanalisados do corpus empírico com especial enfoque na conclusão dos cursos realizados no âmbito do PROEJA e percebem-se as discrepâncias entre o anunciado e o concretizado. O desenvolvimento da política revela um espaço democraticamente limitado e o abismo entre o nível ontológico e o nível ôntico.

Biografia do Autor

Dora Ramos Fonseca, Universidade de Aveiro

Professora e Investigadora Departamento de Educação e Psicologia Universidade de Aveiro

Área de Politicas Educativas e Administração Educacional

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

Flores, T. M. D., & Fonseca, D. R. (2022). PROEJA E INCLUSÃO: UMA LEITURA À LUZ DO PÓS-FUNDACIONALISMO E DA PÓS-DEMOCRACIA. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87996

Edição

Seção

Artigos