O PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO E AS SUAS POSSIBILIDADES PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84403

Palavras-chave:

PJB. Protagonismo estudantil. Gestão escolar.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi conhecer as ações desenvolvidas pela gestão escolar e pelos profissionais da educação na perspectiva de contribuir com o protagonismo estudantil no Programa Parlamento Jovem Brasileiro. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo, como técnica de pesquisa, o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário Google Forms. Participaram da pesquisa 20 integrantes, sendo 15 estudantes e cinco profissionais da educação de uma escola pública da rede estadual no interior do Piauí. Como resultados, foi possível perceber que o Programa Parlamento Jovem Brasileiro contribui para o protagonismo estudantil, de modo que amplia a visão de mundo dos envolvidos, bem como oportuniza a ambientação política e social das questões referentes aos dilemas enfrentados em seus cotidianos.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Marco Antonio de Jesus Saturnino, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Universidade Federal do Vale do São Francisco – (UNIVASF), Campus Juazeiro, Juazeiro – Bahia – Brasil. Estudante do curso de Engenharia Elétrica.

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

Silva, G. da, & Saturnino, M. A. de J. (2022). O PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO E AS SUAS POSSIBILIDADES PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84403

Edição

Seção

Artigos