PROCESSOS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DE POLÍTICAS CURRICULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87821

Palavras-chave:

Recontextualização, Basil Bernstein, Políticas Educacionais, Políticas Curriculares.

Resumo

O artigo origina-se de reflexões acerca do uso do conceito de recontextualização desenvolvido por Basil Bernstein (1924-2000) para análises de processos de implementação de políticas curriculares. Pretende-se apresentar aspectos teóricos e metodológicos que sirvam como subsídios para pesquisas nesse campo. Busca-se sistematizar os principais elementos estruturantes do conceito, dando especial ênfase aos procedimentos metodológicos e aos cuidados exigidos no processo de análise na utilização dessa abordagem.

Biografia do Autor

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em História-UNISINOS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1242-2126. E-mail: eders@unisc.br 

Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação – PUC-SP. Professora titular da Universidade Federal do Paraná. É pesquisadora do CNPq - bolsista produtividade PQ 1D. Curitiba, PR, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1729-8742. E-mail: monicars03@gmail.com

Adriana Martins de Oliveira, Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil.

Doutora em Educação - UFPR. Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7842-993X. E-mail: adriana.oliveira@ufac.br

Referências

ARNT, Abriel Schenkmann. O que fazer na segunda-feira? Processos de recontextualização de conhecimentos sociológicos por professores da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

BALL, Stephen J. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckinghan: Open University Press, 1994.

BALL, Stephen J.; MAGUIRRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem políticas. Atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Rio de Janeiro: Edições 70, 1979.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Luís Fernando Gonçalves Pereira. Petrópolis: Vozes, 1996.

BERNSTEIN, Basil; SOLOMON, Joseph. Pedagogy, Identity and the construction of a theory of symbolic control: Basil Bernstein questioned by Joseph Solomon. British Journal of Sociology of Education, v. 20, n. 2, p. 265-279, 1999. DOI: https://doi.org/10.1080/01425699995443

BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. London: New York: Routledge, 1992.

FIORELLI SILVA, Ileizi L.; ALVES NETO, Henrique Fernandes. O processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e a Sociologia (2014 a 2018). Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 262-283, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51545. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/51545. Acesso em: 23 set. 2022.

HYPOLITO, Álvaro Moreira; LEITE, Maria Cecília Lorea. Contextos, articulação e recontextualização: uma construção metodológica. 29ª Reunião Anual da ANPEd, 2006, Caxambú. Educação, cultura e conhecimento na contemporaneidade: desafios e Compromissos. Rio de Janeiro: ANPEd, 2006, p. 1-16. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT12-2628--Int.pdf. Acesso em: 19 de maio 2022.

LESSARD, Claude; CARPENTIER, Anylène. Políticas educativas: a aplicação na prática. Petrópolis: Vozes, 2016.

LOPES, Alice Casimiro. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 2, p. 50-64, jul./dez. 2005. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss2articles/lopes.pdf. Acesso em: 19 maio 2022.

LOPES, Alice Casimiro. A teoria da atuação de Stephen Ball: e se a noção de discurso fosse outra? Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 25, p. 1-19, 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2111

MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 3, e173480, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698173480

MAINARDES, Jefferson. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 72, p. 303-319, nov./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.59762

MAINARDES, Jefferson; STREMEL, Silvana. A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais curriculares. Revista Teias, v. 11, n. 22, p. 31-54, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24114/17092. Acesso em 15 set. 2022.

MAINARDES, Jefferson; TELLO, César. A pesquisa no campo da Política Educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 75, p. 1-17, 18 de julho de 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2331

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora da Unijuí, 2016.

SANTOS, Graziella Souza dos. Política Curricular da Rede Municipal de Porto Alegre: recontextualização no espaço da escola. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

SILVA, Monica Ribeiro da. Tecnologia, trabalho e formação na reforma curricular do Ensino Médio. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, p. 441-460, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/BjJqyGb3c6xqgSvbf3Cm9WD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 maio 2022.

SILVA, Monica Ribeiro da. Perspectiva analítica para o estudo das políticas curriculares: processos de recontextualização. ReLePe – II Jornadas latinoamericanas de estúdios epistemológicos en Política Educativa. Curitiba, PR, agosto de 2014. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/04/ARTIGO-SILVA-RECONTEXTUALIZA%C3%87%C3%83O-DE-PE-RELEPE-2014-PUBL.pdf . Acesso em: 12 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Silveira, Éder da S., Silva, M. R. da, & Oliveira, A. M. de. (2022). PROCESSOS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DE POLÍTICAS CURRICULARES. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.87821

Edição

Seção

Artigos