Open Journal Systems

A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELAÇÕES DE APROXIMAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Josie Amaral Bastos, Juliana Campos Lobo

Resumo


Com a globalização, a relação entre as universidades se tornaram mais complexas criando novas conexões, consolidando uma agenda de cooperação internacional, com a transferência de conhecimento cada vez maior, o que torna imperativo compreender o entrelaçamento destas diferentes culturas. Este artigo vem compreender e identificar algumas estratégias e ações no âmbito da internacionalização relatados, por alunos de graduação e pós graduação, matriculados em Instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal. Para além da revisão bibliográfica que demarca o campo das políticas de internacionalização das IES brasileiras, este estudo também contemplou, a realização de entrevistas semi-estruturadas com alunos de graduação e pós-graduação matriculados em universidades brasileiras e estrangeiras no ano de 2020. Entende-se que a realização deste estudo nos permite compreender melhor as contradições que marcam o contexto da internacionalização das IES brasileiras e estrangeiras, desvelando dificuldades e desafios. 


Palavras-chave


educação superior, internacionalização, comunicação , educação

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Simone Maranhão Costa. Do Maranhão para o mundo e vice-versa: Ciência sem Fronteiras como política de internacionalização do IFMA. Programa de Pós- Graduação em Educação- PPGE. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão, 2016.

BASTOS, Josie; CERVEIRA, Maureen; MARTINS, Alessandra; SALLES, Raíssa. Olhares do Brasil: um estudo sobre os alunos internacionais na política de internacionalização da UFMA. In: MOURA, Flávia Almeida; MATOS, Marcos Fábio Belo; COSTA, Ramon Bezerra; FERREIRA, Rosinete de Jesus Silva. Produção de Sentido e Tecnologia: estudos contemporâneos em Comunicação. (e-book). EDUFMA, São Luís-MA, 2018.

CHAUÍ, Marilena. A ideologia da competência. São Paulo: Autêntica, 2014

COSTA. Clara. Identidades em Trânsito. Um estudo de discentes estrangeiros na UFMA. Identidades em trânsito : um estudo dos sujeitosde discentes estrangeiros na UFMA. e Pós- Graduação em Cultura e Sociedade- PCULT, 2019. Dissertação. Universidade Federal do Maranhão, 2019.

FRANCO, Maria Estela. Globalização, internacionalização e cooperação interinstitucional. IN: Educação Superior no Brasil. Brasília: Cooperação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2012.

RAICHELLIS, Raquel e RIBEIRO, Natalina. Revisitando as influências das agências internacionais na origem dos Conselhos de Políticas Públicas. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n.109,p. 45 a 67, jan/mar. 2012

STALLIVIERI, Luciane. Compreendendo a internacionalização da educação superior. Revista de Educação do COGEIME, v. 26, n. 50, p. 15-36, 2017.

Miranda, José Alberto Antunes de, and Luciane Stallivieri. "Para uma política pública de internacionalização para o ensino superior no Brasil." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 22 (2017): 589-613.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84265