A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELAÇÕES DE APROXIMAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84265

Palavras-chave:

educação superior, internacionalização, comunicação, educação

Resumo

Com a globalização, a relação entre as universidades se tornaram mais complexas criando novas conexões, consolidando uma agenda de cooperação internacional, com a transferência de conhecimento cada vez maior, o que torna imperativo compreender o entrelaçamento destas diferentes culturas. Este artigo vem compreender e identificar algumas estratégias e ações no âmbito da internacionalização relatados, por alunos de graduação e pós graduação, matriculados em Instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal. Para além da revisão bibliográfica que demarca o campo das políticas de internacionalização das IES brasileiras, este estudo também contemplou, a realização de entrevistas semi-estruturadas com alunos de graduação e pós-graduação matriculados em universidades brasileiras e estrangeiras no ano de 2020. Entende-se que a realização deste estudo nos permite compreender melhor as contradições que marcam o contexto da internacionalização das IES brasileiras e estrangeiras, desvelando dificuldades e desafios. 

Biografia do Autor

Josie Amaral Bastos, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Políticas Públicas (UFMA) com Estágio Doutoral - Ohio State University- OSU, Columbus (EUA). Professora Adjunta do Departamento de Comunicação (UFMA). Coordenadora do Projeto de Ensino "Olhares do Brasil" 

Juliana Campos Lobo, Universidade de Aveiro, Portugal

Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro Professora Adjunta Convidada do Instituto Politécnico de Viseu

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Publicado

2022-03-30

Como Citar

Bastos, J. A., & Lobo, J. C. (2022). A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELAÇÕES DE APROXIMAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.84265

Edição

Seção

Artigos