v. 13 (2019)

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Publicado: 2019-01-03

Artigos

  • n. 46 - DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: ESTRUTURAS, PROCESSOS E MODELOS DE JUSTIÇA. O DEBATE AO LONGO DOS ULTIMOS CINQUENTA ANOS NA FRANÇA

    François Dubet
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.71776
  • n. 45 - A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL

    Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Orlando Nobre Bezerra de Souza, Cintya da Silva Aguiar
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.69348
  • n. 44 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEXTOS QUE CONDUZIRAM À IMPLEMENTAÇÃO DO PARFOR

    Lorena Lins Damasceno, Mariana Gomes Fontes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67995
  • n. 43 - BUROCRACIA EDUCACIONAL EM INTERAÇÃO COM AS FAMÍLIAS NOS PROCESSOS DE MATRÍCULA ESCOLAR NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

    Rodrigo Rosistolato, Ana Pires do Prado, Maria Comes Muanis, Diana Gomes da Silva Cerdeira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.68554
  • n. 42 - POLÍTICAS CURRICULARES PARA ALFABETIZAÇÃO: QUESTÕES E DILEMAS A PARTIR DA BNCC

    Lucilene Amarante, Jani Alves da Silva Moreira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66587
  • n. 41 - EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O CENÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO EXTREMO OCIDENTE DO BRASIL

    José Alessandro Cândido da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67837
  • n. 40 - O AFASTAMENTO DOCENTE NAS REDES MUNICIPAIS NO BRASIL EM 2016: A PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO HIPÓTESE EXPLICATIVA

    Denize Cristina Kaminski Ferreira, Marcus Quintanilha da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66903
  • n. 39 - CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: ENSAIO SOBRE A DESVALORIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Osni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Angel Garcia Bordas
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.68301
  • n. 38 - ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ASSOCIADO AOS RESULTADOS DO IDEB DOS ESTADOS DO CEARÁ E MARANHÃO

    Maria Cristina Mesquita da Silva, Lívia Maria Maria Rassi Cerce, Renato de Oliveira Brito
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67309
  • n. 37 - OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ALAGOAS

    Givanildo da Silva, Liliane Claudice dos Santos, Eva Pauliana da Silva Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67930
  • n. 36 - Avaliação da efetividade de uma política pública: ação afirmativa para a agricultura familiar no Campus Concórdia/IFC

    Francieli Marchesan, Oséias Santos de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65637
  • n. 35 - NOTAS SOBRE O CAMPO DE ESTUDOS DO CURRÍCULO: CONTROVÉRSIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS

    Renata Peres Barbosa, Sinésio Ferraz Bueno
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66890
  • n. 34 - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM ESCOLAR

    João Paulo Santos Neves
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67788
  • n. 33 - EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: ENTRE O ESTADO E A ASTÚCIA DO CAPITAL.

    Telma Amorgiana Fulane Tambe, Fernando César Ferreira Gôuvea, Aline Silveira Tasmerão
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67569
  • n. 32 - SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO E REGIME DE COLABORAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DO ACRE E DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO NO PERÍODO DE 2005 A 2012

    Mark Clark Carvalho, Josenir Araujo Calixto
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67513
  • n. 30 - A GESTÃO DA POLÍTICA DE SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ: REPERCUSSÕES NO PERÍODO DE 2007 A 2015

    Renata Hoeflich Damaso de Oliveira, Ireni Marilene Zago Figueiredo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.63693
  • n. 31 - EDUCAÇÃO E DIGNIDADE: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DE GARANTIAS DE DIREITOS?

    Maria Dolores Fortes Alves, Marly do Socorro Peixoto Vidinha, Elione Maria Nogueira Diógenes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.63687
  • n. 29 - A NOVA LEI DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ACRE E A MUDANÇA NO PERFIL DE DIRETOR ESCOLAR

    Karolyne Borges de Melo, Lúcia de Fátima Melo, Ednaceli Abreu Damaceno
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67205
  • n. 28 - OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO PNE 2014-2024: APONTAMENTOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA

    Roberta Freire Bastos, Eliza Bartolozzi Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65860
  • n. 27 - O PROGRAMA DE METAS MUNICIPAIS: PROMESSAS DE UMA NOVA GESTÃO

    Regina Maria Duarte Scherer
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.63697
  • n. 26 - POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E SUAS INTERFACES COM AS AÇÕES MUNICIPAIS: O CASO DE CINCO MUNICÍPIOS CEARENSES

    Anderson Gonçalves Costa, Eloisa Maia Vidal, Ana Lidia Lopes do Carmo Monte, Sofia Lerche Vieira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65594
  • n. 25 - A DINÂMICA DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DO PÚBLICO AO PRIVADO

    Jailson Batista dos Santos, Edineide Jezine Mesquita Araújo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64492
  • n. 24 - AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DE RESERVA DE VAGAS NA REDE FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UNIFESP EM ANÁLISE

    Maria Angélica Pedra Minhoto, Celia Maria Benedicto Giglio
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65988
  • n. 23 - A PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: ENTRE LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES

    Andréia Vicência Vitor Alves, Elis Regina dos Santos Viegas
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64849
  • n. 22 - NOVOS PARÂMETROS DE GESTÃO NA ESCOLA PÚBLICA: O PERFIL E OS SENTIDOS MERITOCRÁTICOS CONTIDOS NO PROCESSO DE REFORMA EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS

    Luís Gustavo Alexandre da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66495
  • n. 20 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL EDUCATIVA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UFPI

    Lourdes Angélica Pacheco Cermeño, Luís Carlos Sales
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66035
  • n. 19 -MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO BRASIL

    Alexandre Gomes Soares
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64555
  • n. 18 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PLANO NACIONAL E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

    Márcia Cecília Vassoler
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64554
  • n. 17 - POLÍTICAS DE INCENTIVO AO USO DE DADOS EDUCACIONAIS: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO INTERNACIONAL E BRASILEIRO

    Carolina Portela Núñez, Mariane Campelo Koslinski, Silvina Júlia Fernández
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64894
  • n. 16 - O GRÊMIO ESTUDANTIL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MESSIAS-ALAGOAS

    Alex Vieira da Silva, Vinícius André da Silva Santos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62082
  • n. 15 - O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

    Silvana Maria Tres Cichelero, Elisiane Machado Lunardi
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64117
  • n. 14 - POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA SEDUC/AM: OFERTA E ACESSO DOS PROFESSORES AOS CURSOS DE 40 HORAS

    Elisabeth Gonçalves de Souza, Estrela Dinamar Vinente Santarém, Amanda Sangy Quiossa
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64315
  • n. 13 - TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES NOS ÚLTIMOS 40 ANOS

    Joseany Rodrigues Cruz, Daniela da Costa Britto Pereira Lima
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64564
  • n. 12 - DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA ESCOLA COMUNITÁRIA DE GESTÃO COMPARTILHADA

    Rodrigo Manoel Dias da Silva, Rafaela Brito da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62299
  • n. 11 - REFERENTES POLÍTICO-NORMATIVOS DE CUMPRIMENTO DOS ARTIGOS 26-A E 79-B DA LEI DE DIRETRIZES E BASES: UMA PAUTA PARA A IGUALDADE RACIAL NAS ESCOLAS

    Liliana Cotinho de Assis, Lucimar Rosa Dias
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61468
  • n. 10 - O PRINCÍPIO DE AUTONOMIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS E SUA POLÍTICA EDUCACIONAL EM OPOSIÇÃO À REFORMA DO ENSINO MÉDIO

    Marcelo Velloso Heeren, Marta Leandro Da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61995
  • n. 4 - APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO PROAP NA UFPB: UM ESTUDO DE CASO

    Luiz de Souza Jr, Débora Lopes Rego
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62468
  • n. 3 - AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: O CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL.

    Roger Pena de Lima, Remi Castioni
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61719
  • n. 2 - SELEÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLA COMO DEMANDA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL: A AGENDA DISSONANTE DA POLÍTICA NO RIO DE JANEIRO

    Marcela Moraes de Castro, Daniela Patti do Amaral
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61277
  • n. 1 - POLÍTICA EDUCACIONAL E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO ELEMENTO DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    Rosangela Cely Branco Lindoso, Ana Lúcia Felix dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61241

A pesquisa em Políticas Educacionais

  • APRESENTAÇÃO: PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO

    Márcia Jacomini, Antonia Almeida Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65154
  • n. 5 - PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (2000-2010)

    Márcia Aparecida Jacomini, Antonia Almeida Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64425
  • n. 6 - SOBRE LA POLÍTICA COMO CIENCIA. EDUCACIÓN, DESARROLLO LEGISLATIVO Y TRANSFORMACIÓN DE LAS SOCIEDADES CONTEMPORÁNEAS

    Juan Luis Rubio Mayoral, Guadalupe Trigueros Gordillo
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64424
  • n.7 - A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL (2000-2010)

    Maria Aparecida Guedes Monção, Syomara Assuite Trindade
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64423
  • n. 8 - A DELIMITAÇÃO DO OBJETO NA PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL

    Valdelaine Mendes, Cileda Santos Sant’Anna Perrella, Rosana Evangelista Cruz
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64426
  • n. 9 - EQUIDADE E DESIGUALDADE ESCOLAR EM UM RECORTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL (2006-2017)

    Vanda Mendes Ribeiro, Alicia Bonamino, Cynthia Paes de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65205
  • n. 21 - ESTUDOS DE REVISÃO SOBRE PRODUÇÃO ACADÊMICA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS (2000-2010)

    Márcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Isabel Melero Bello
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66810

Resenhas