n. 27 - O PROGRAMA DE METAS MUNICIPAIS: PROMESSAS DE UMA NOVA GESTÃO

Regina Maria Duarte Scherer

Resumo


O presente artigo procura analisar o Programa de Metas (PROMETA), uma política em implantação no município de Porto Alegre, exigido por determinação de emenda à Lei Orgânica Municipal no ano de 2015 e elaborado pela primeira vez pela gestão municipal iniciada em 2017. O objetivo principal foi analisar as conexões entre o texto produzido e   o contexto da prática, sem deixar de localizar os atores que influenciaram a elaboração do mesmo. O estudo propiciou pesquisar o texto que deu origem à alteração na lei, localizar as conexões com o Programa Cidades Sustentáveis e analisar como o texto produzido foi posto em prática pela atual gestão municipal, como conteúdo do PROMETA encaminhado para a Câmara de Vereadores em atendimento à legislação. Para realizar as reflexões ao longo do artigo foram escolhidos autores como Mainardes (2006), Draibe (2001) e Arretche (2001).


Palavras-chave


Gestão Municipal. Elaboração de Políticas. Políticas Educacionais em Porto Alegre.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRETCHE, Marta Tereza da Silva. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília e CARVALHO, Maria do Carmo. Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo, IEE/PUC SP, 2001.

BRUNS, Barbara; LUQUE, Javier. Professores Excelentes Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. Washington, D.C.: Banco Mundial, 2014.

DRAIBE, Sônia Miriam. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, Maria Cecília e CARVALHO, Maria do Carmo. Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo, IEE/PUC SP, 2001.

GRAJEW, Oded. Lei do Plano de Metas chega a Porto Alegre. Jornal Zero Hora. Porto Alegre, 07.fev.2017. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2017/02/oded-grajew-lei-do-plano-de-metas-chega-a-porto-alegre-9714721.html > Acesso em: 09 jan.2018

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v13i0.63697

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br