v. 13 (2019)

					Visualizar v. 13 (2019)
Publicado: 2019-01-03

Artigos

  • n. 46 - DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: ESTRUTURAS, PROCESSOS E MODELOS DE JUSTIÇA. O DEBATE AO LONGO DOS ULTIMOS CINQUENTA ANOS NA FRANÇA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.71776
    François Dubet
  • n. 45 - A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.69348
    Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Orlando Nobre Bezerra de Souza, Cintya da Silva Aguiar
  • n. 44 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEXTOS QUE CONDUZIRAM À IMPLEMENTAÇÃO DO PARFOR

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67995
    Lorena Lins Damasceno, Mariana Gomes Fontes
  • n. 43 - BUROCRACIA EDUCACIONAL EM INTERAÇÃO COM AS FAMÍLIAS NOS PROCESSOS DE MATRÍCULA ESCOLAR NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.68554
    Rodrigo Rosistolato, Ana Pires do Prado, Maria Comes Muanis, Diana Gomes da Silva Cerdeira
  • n. 42 - POLÍTICAS CURRICULARES PARA ALFABETIZAÇÃO: QUESTÕES E DILEMAS A PARTIR DA BNCC

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66587
    Lucilene Amarante, Jani Alves da Silva Moreira
  • n. 41 - EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O CENÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO EXTREMO OCIDENTE DO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67837
    José Alessandro Cândido da Silva
  • n. 40 - O AFASTAMENTO DOCENTE NAS REDES MUNICIPAIS NO BRASIL EM 2016: A PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO HIPÓTESE EXPLICATIVA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66903
    Denize Cristina Kaminski Ferreira, Marcus Quintanilha da Silva
  • n. 39 - CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: ENSAIO SOBRE A DESVALORIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.68301
    Osni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Angel Garcia Bordas
  • n. 38 - ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ASSOCIADO AOS RESULTADOS DO IDEB DOS ESTADOS DO CEARÁ E MARANHÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67309
    Maria Cristina Mesquita da Silva, Lívia Maria Maria Rassi Cerce, Renato de Oliveira Brito
  • n. 37 - OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ALAGOAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67930
    Givanildo da Silva, Liliane Claudice dos Santos, Eva Pauliana da Silva Gomes
  • n. 36 - Avaliação da efetividade de uma política pública: ação afirmativa para a agricultura familiar no Campus Concórdia/IFC

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65637
    Francieli Marchesan, Oséias Santos de Oliveira
  • n. 35 - NOTAS SOBRE O CAMPO DE ESTUDOS DO CURRÍCULO: CONTROVÉRSIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66890
    Renata Peres Barbosa, Sinésio Ferraz Bueno
  • n. 34 - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67788
    João Paulo Santos Neves
  • n. 33 - EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: ENTRE O ESTADO E A ASTÚCIA DO CAPITAL.

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67569
    Telma Amorgiana Fulane Tambe, Fernando César Ferreira Gôuvea, Aline Silveira Tasmerão
  • n. 32 - SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO E REGIME DE COLABORAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DO ACRE E DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO NO PERÍODO DE 2005 A 2012

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67513
    Mark Clark Carvalho, Josenir Araujo Calixto
  • n. 30 - A GESTÃO DA POLÍTICA DE SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ: REPERCUSSÕES NO PERÍODO DE 2007 A 2015

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.63693
    Renata Hoeflich Damaso de Oliveira, Ireni Marilene Zago Figueiredo
  • n. 31 - EDUCAÇÃO E DIGNIDADE: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DE GARANTIAS DE DIREITOS?

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.63687
    Maria Dolores Fortes Alves, Marly do Socorro Peixoto Vidinha, Elione Maria Nogueira Diógenes
  • n. 29 - A NOVA LEI DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ACRE E A MUDANÇA NO PERFIL DE DIRETOR ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67205
    Karolyne Borges de Melo, Lúcia de Fátima Melo, Ednaceli Abreu Damaceno
  • n. 28 - OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO PNE 2014-2024: APONTAMENTOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65860
    Roberta Freire Bastos, Eliza Bartolozzi Ferreira
  • n. 27 - O PROGRAMA DE METAS MUNICIPAIS: PROMESSAS DE UMA NOVA GESTÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.63697
    Regina Maria Duarte Scherer
  • n. 26 - POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E SUAS INTERFACES COM AS AÇÕES MUNICIPAIS: O CASO DE CINCO MUNICÍPIOS CEARENSES

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65594
    Anderson Gonçalves Costa, Eloisa Maia Vidal, Ana Lidia Lopes do Carmo Monte, Sofia Lerche Vieira
  • n. 25 - A DINÂMICA DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DO PÚBLICO AO PRIVADO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64492
    Jailson Batista dos Santos, Edineide Jezine Mesquita Araújo
  • n. 24 - AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DE RESERVA DE VAGAS NA REDE FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UNIFESP EM ANÁLISE

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65988
    Maria Angélica Pedra Minhoto, Celia Maria Benedicto Giglio
  • n. 23 - A PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: ENTRE LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64849
    Andréia Vicência Vitor Alves, Elis Regina dos Santos Viegas
  • n. 22 - NOVOS PARÂMETROS DE GESTÃO NA ESCOLA PÚBLICA: O PERFIL E OS SENTIDOS MERITOCRÁTICOS CONTIDOS NO PROCESSO DE REFORMA EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66495
    Luís Gustavo Alexandre da Silva
  • n. 20 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL EDUCATIVA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UFPI

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66035
    Lourdes Angélica Pacheco Cermeño, Luís Carlos Sales
  • n. 19 -MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64555
    Alexandre Gomes Soares
  • n. 18 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PLANO NACIONAL E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64554
    Márcia Cecília Vassoler
  • n. 17 - POLÍTICAS DE INCENTIVO AO USO DE DADOS EDUCACIONAIS: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO INTERNACIONAL E BRASILEIRO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64894
    Carolina Portela Núñez, Mariane Campelo Koslinski, Silvina Júlia Fernández
  • n. 16 - O GRÊMIO ESTUDANTIL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MESSIAS-ALAGOAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62082
    Alex Vieira da Silva, Vinícius André da Silva Santos
  • n. 15 - O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64117
    Silvana Maria Tres Cichelero, Elisiane Machado Lunardi
  • n. 14 - POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA SEDUC/AM: OFERTA E ACESSO DOS PROFESSORES AOS CURSOS DE 40 HORAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64315
    Elisabeth Gonçalves de Souza, Estrela Dinamar Vinente Santarém, Amanda Sangy Quiossa
  • n. 13 - TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES NOS ÚLTIMOS 40 ANOS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64564
    Joseany Rodrigues Cruz, Daniela da Costa Britto Pereira Lima
  • n. 12 - DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA ESCOLA COMUNITÁRIA DE GESTÃO COMPARTILHADA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62299
    Rodrigo Manoel Dias da Silva, Rafaela Brito da Silva
  • n. 11 - REFERENTES POLÍTICO-NORMATIVOS DE CUMPRIMENTO DOS ARTIGOS 26-A E 79-B DA LEI DE DIRETRIZES E BASES: UMA PAUTA PARA A IGUALDADE RACIAL NAS ESCOLAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61468
    Liliana Cotinho de Assis, Lucimar Rosa Dias
  • n. 10 - O PRINCÍPIO DE AUTONOMIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS E SUA POLÍTICA EDUCACIONAL EM OPOSIÇÃO À REFORMA DO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61995
    Marcelo Velloso Heeren, Marta Leandro Da Silva
  • n. 4 - APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO PROAP NA UFPB: UM ESTUDO DE CASO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62468
    Luiz de Souza Jr, Débora Lopes Rego
  • n. 3 - AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: O CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL.

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61719
    Roger Pena de Lima, Remi Castioni
  • n. 2 - SELEÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLA COMO DEMANDA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL: A AGENDA DISSONANTE DA POLÍTICA NO RIO DE JANEIRO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61277
    Marcela Moraes de Castro, Daniela Patti do Amaral
  • n. 1 - POLÍTICA EDUCACIONAL E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO ELEMENTO DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61241
    Rosangela Cely Branco Lindoso, Ana Lúcia Felix dos Santos

A pesquisa em Políticas Educacionais

  • APRESENTAÇÃO: PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65154
    Márcia Jacomini, Antonia Almeida Silva
  • n. 5 - PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (2000-2010)

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64425
    Márcia Aparecida Jacomini, Antonia Almeida Silva
  • n. 6 - SOBRE LA POLÍTICA COMO CIENCIA. EDUCACIÓN, DESARROLLO LEGISLATIVO Y TRANSFORMACIÓN DE LAS SOCIEDADES CONTEMPORÁNEAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64424
    Juan Luis Rubio Mayoral, Guadalupe Trigueros Gordillo
  • n.7 - A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL (2000-2010)

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64423
    Maria Aparecida Guedes Monção, Syomara Assuite Trindade
  • n. 8 - A DELIMITAÇÃO DO OBJETO NA PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64426
    Valdelaine Mendes, Cileda Santos Sant’Anna Perrella, Rosana Evangelista Cruz
  • n. 9 - EQUIDADE E DESIGUALDADE ESCOLAR EM UM RECORTE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL (2006-2017)

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65205
    Vanda Mendes Ribeiro, Alicia Bonamino, Cynthia Paes de Carvalho
  • n. 21 - ESTUDOS DE REVISÃO SOBRE PRODUÇÃO ACADÊMICA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS (2000-2010)

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66810
    Márcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Isabel Melero Bello

Resenhas