n. 26 - POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E SUAS INTERFACES COM AS AÇÕES MUNICIPAIS: O CASO DE CINCO MUNICÍPIOS CEARENSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65594

Palavras-chave:

avaliação educacional, sistemas de avaliação, políticas municipais, Ceará

Resumo

O artigo investiga o tema avaliação educacional em cinco municípios do Estado do Ceará, detendo-se sobre as iniciativas da gestão municipal na condução dessa política e/ou construção de iniciativas próprias. De natureza quanti-qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória utilizando como procedimento o estudo de caso, bases de dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e entrevistas semiestruturadas junto a secretário(as) municipais de educação. Buscando entender as interfaces da avaliação municipal com as políticas estaduais e federais, detectou-se a institucionalização de uma cultura de avaliação que contribui para a mudança local. Foi possível confirmar o alinhamento dos municípios às políticas de avaliação externa conduzidas por outros entes da federação. A análise dos dados não permitiu associar os resultados de evolução do Ideb à existência de sistemas municipais de avaliação, considerando, inclusive, sua criação e trajetória diversificada ao longo do tempo, bem como maturidade e condições estruturais distintas. O estudo revelou graus diferenciados de internalização das políticas de avaliação de larga escala, sendo estes mais robustos nos municípios que possuem sistemas próprios. Dentre as implicações da pesquisa é oportuno registrar o entrelaçamento das políticas de avaliação externa nos diferentes municípios, muito embora, fatores próprios de cada contexto devam ser considerados. Note-se, ainda, a relevância de estudos de tal natureza para a compreensão da complexidade da questão federativa no país, de modo particular, no campo educacional.

Biografia do Autor

Anderson Gonçalves Costa, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Integra o Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA). Bolsista CAPES (Código de Financiamento - 001). E-mail: andersongoncalvescosta0@gmail.com.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação (UFC). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA). Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil na UECE. E-mail: eloisamvidal@yahoo.com.br.

Ana Lidia Lopes do Carmo Monte, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Professora da Rede Municipal de Maracanaú – CE. Integra o Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA). E-mail: lidia_lopesc@hotmail.com.

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Filosofia e História da Educação (PUC-SP). Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: sofialerche@gmail.com.

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

Costa, A. G., Vidal, E. M., Monte, A. L. L. do C., & Vieira, S. L. (2019). n. 26 - POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E SUAS INTERFACES COM AS AÇÕES MUNICIPAIS: O CASO DE CINCO MUNICÍPIOS CEARENSES. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65594

Edição

Seção

Artigos