n. 44 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEXTOS QUE CONDUZIRAM À IMPLEMENTAÇÃO DO PARFOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67995

Palavras-chave:

Educação, Políticas Educacionais, Formação de Professores

Resumo

Este artigo apresenta uma breve contextualização da Política Nacional de Formação Docente no cenário nacional analisando o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Este Plano tem como principal objetivo adequar a formação dos professores em exercício na rede púbica de Educação Básica à disciplina que ministram em sala de aula, promovendo a articulação entre as instituições de ensino superior e as redes de ensino e, consequentemente, a melhoria no desempenho das escolas nos processos de avaliação sobre a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na rede pública. Pretende-se resgatar as principais características do Parfor no contexto de seu lançamento e manutenção ao longo dos anos e identificar o papel da Capes no âmbito das ações voltadas para a formação de professores. Na retrospectiva analisada, constata-se que o Parfor assume um papel importante na busca pela adequação da formação docente e se consolida como uma importante ação para a formação dos profissionais do magistério da educação básica. As ações do Parfor desenvolvidas em articulação entre os diversos entes da federação, as redes de ensino e as universidades é um importante passo na busca da melhoria do ensino nas escolas públicas.

Biografia do Autor

Lorena Lins Damasceno, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. É servidora do quadro permanente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ocupando, atualmente, o cargo de Coordenadora de Apoio à Formação de Profissionais do Magistério. Atua na gestão técnica de Programas e ações do Governo Federal voltados para Formação inicial e continuada de Professores, como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e projetos de cooperação internacional para aperfeiçoamento de profissionais do magistério. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas públicas, formação de professores da educação básica e formação de docentes em serviço.

Mariana Gomes Fontes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação em Ciências pela mesma Universidade, graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é analista em ciência e tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ocupa o cargo de Coordenadora de Apoio a Programas de Valorização das Licenciaturas, atuando na gestão de programas voltados para valorização da profissão docente e para a formação inicial de professores.

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Publicado

2019-12-04

Como Citar

Damasceno, L. L., & Fontes, M. G. (2019). n. 44 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEXTOS QUE CONDUZIRAM À IMPLEMENTAÇÃO DO PARFOR. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67995

Edição

Seção

Artigos