n. 44 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEXTOS QUE CONDUZIRAM À IMPLEMENTAÇÃO DO PARFOR

Lorena Lins Damasceno, Mariana Gomes Fontes

Resumo


Este artigo apresenta uma breve contextualização da Política Nacional de Formação Docente no cenário nacional analisando o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Este Plano tem como principal objetivo adequar a formação dos professores em exercício na rede púbica de Educação Básica à disciplina que ministram em sala de aula, promovendo a articulação entre as instituições de ensino superior e as redes de ensino e, consequentemente, a melhoria no desempenho das escolas nos processos de avaliação sobre a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na rede pública. Pretende-se resgatar as principais características do Parfor no contexto de seu lançamento e manutenção ao longo dos anos e identificar o papel da Capes no âmbito das ações voltadas para a formação de professores. Na retrospectiva analisada, constata-se que o Parfor assume um papel importante na busca pela adequação da formação docente e se consolida como uma importante ação para a formação dos profissionais do magistério da educação básica. As ações do Parfor desenvolvidas em articulação entre os diversos entes da federação, as redes de ensino e as universidades é um importante passo na busca da melhoria do ensino nas escolas públicas.


Palavras-chave


Educação; Políticas Educacionais; Formação de Professores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67995

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br