n.7 - A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL (2000-2010)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64423Palavras-chave:
Políticas educacionais, Educação infantil, Estudos de revisãoResumo
O objetivo do artigo é mapear os estudos em políticas educacionais na área da educação infantil, em teses e dissertações, no período de 2000 a 2010. Trata-se de uma pesquisa de revisão, que analisou 57 resumos, buscando sistematizar a produção e apresentar as principais conclusões. A maior parte dos trabalhos analisados versa sobre a ampliação da oferta após a incorporação da educação infantil na educação básica. Conclui-se que, apesar dos esforços empreendidos pelo poder público, as vagas ainda são insuficientes e que a adoção de preceitos neoliberais na implementação das políticas afeta sua qualidade, especialmente com a manutenção do atendimento conveniado e a precarização das condições de trabalho dos profissionais.
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