n. 18 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PLANO NACIONAL E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

  • Márcia Cecília Vassoler Universidade do Vale do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64554

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação, Formação de professores.

Resumo

A formação de professores, no Brasil, têm sido um dos principais temas de discussão no âmbito educacional, sendo esta temática vista como um dos desafios a serem superados, pois a formação torna-se um elemento fundante de uma educação de qualidade. Frente a importância da formação de professores, destaca-se o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei Nº 13.005/2014, o qual apresenta diretrizes, metas e estratégias que abrangem todos os níveis, etapas e modalidades da educação nacional. Estas, tornam-se um instrumento balizador do sistema educacional, sinalizando a possibilidade de qualidade na educação. A partir do sinalizado o presente artigo tem por objetivo analisar as metas do PNE (2014-2024), a qual trata da formação de professores. Alinhado à este movimento apresenta-se levantamento prévio de como se encontra a materialização da meta 15 no estado de Santa Catarina. De abordagem qualitativa, foi utilizada a análise documental, tendo como corpus de análise o Plano Nacional de Educação- PNE (2014-2024), o Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (2015-2024), os quais foram relacionados com trabalhos desenvolvidos por Freitas (2014); Saviani (2011), dentre outros. Por meio das reflexões realizadas compreende-se que a inconsistência entre os planos educacionais e o que realmente ocorre na prática põem-se em cheque o cumprimento das Metas do  Plano Nacional de Educação(2014-2024), no que tange a formação docente, emergindo os velhos e conhecidos problemas do cumprimento das políticas públicas educacionais.

Biografia do Autor

Márcia Cecília Vassoler, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutoranda em Educação (2016), Mestre em Gestão de Políticas Públicas (2011), Pós-Graduada em Ensino a Distância: Docência e Tutoria (2018), Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior (2014), Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2007) e Cientista Política pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é servidora municipal concursada na Secretaria de Educação da Prefeitura de Balneário Camboriú como Supervisora Escolar (2008) e professora da Faculdade Avantis (2006). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito e membro do Conselho de Curso da Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados na Modalidade EAD da Faculdade Avantis. Têm experiência na interpretação e aplicação dos preceitos legais na área educacional. Temas de interesse: Políticas Públicas Educacionais; Educação à Distância, Educação de Qualidade e Docência, Currículo e Avaliação no Ensino Superior.

Referências

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Publicado

2019-05-26

Como Citar

Vassoler, M. C. (2019). n. 18 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PLANO NACIONAL E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES NECESSÁRIAS. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64554

Edição

Seção

Artigos