n. 1 - POLÍTICA EDUCACIONAL E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO ELEMENTO DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61241

Palavras-chave:

Política Educacional. Regulação. Avaliação em Larga escala

Resumo

Este texto busca discutir a política educacional e as formas de regulação da educação, via processos de avaliação em larga escala, tomando como referente o processo de mediação que demarca o contexto sócio-político. A discussão é desenvolvida da seguinte forma: primeiro debate-se o conceito de regulação, em seguida, explicita-se como se processa a regulação e a intervenção nas políticas de educação em diferentes contextos. Na sequência, discute-se esse processo a partir da introdução da avaliação em larga escala como elemento de regulação da educação no Brasil. Os achados revelam que a avaliação em larga escala tem sido utilizada enquanto dispositivo de regulação educacional, cuja preocupação está focada no controle dos resultados e não nos processos.

Biografia do Autor

Rosangela Cely Branco Lindoso, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física e Técnico em Despo pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é membro do grupo de pesquisa Política Educacional. Regulação. Trabalho Docente. Pernambuco e professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente na formação de professores no seguinte tema: corpo, Metodologia do Esporte Individual, Políticas Públicas.

Ana Lúcia Felix dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), Especialização em Educação Física Escolar pela ESEF/UPE (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Doutorado em Educação pela UFPE (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação. Também é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, vinculada à Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação e é membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Educação. Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPE no período de outubro/14 a agosto/16. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPE no período de setembro/16 a janeiro/17. Atualmente exerce a função de Vice-Diretora do Centro de Educação-UFPE. Tem experiência na área de Educação e da Educação Física, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, planejamento e gestão da educação, avaliação educacional e avaliação da aprendizagem.

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Lindoso, R. C. B., & dos Santos, A. L. F. (2019). n. 1 - POLÍTICA EDUCACIONAL E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO ELEMENTO DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61241

Edição

Seção

Artigos