n. 1 - POLÍTICA EDUCACIONAL E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO ELEMENTO DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61241Palavras-chave:
Política Educacional. Regulação. Avaliação em Larga escalaResumo
Este texto busca discutir a política educacional e as formas de regulação da educação, via processos de avaliação em larga escala, tomando como referente o processo de mediação que demarca o contexto sócio-político. A discussão é desenvolvida da seguinte forma: primeiro debate-se o conceito de regulação, em seguida, explicita-se como se processa a regulação e a intervenção nas políticas de educação em diferentes contextos. Na sequência, discute-se esse processo a partir da introdução da avaliação em larga escala como elemento de regulação da educação no Brasil. Os achados revelam que a avaliação em larga escala tem sido utilizada enquanto dispositivo de regulação educacional, cuja preocupação está focada no controle dos resultados e não nos processos.
Referências
AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
AFONSO, A. J. A Redefinição do Papel do Estado e as Políticas educativas: elementos para pensar a transição. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 37, 2001, pp. 33-48. Disponível em <http://sociologiapp.iscte-iul.pt/pdfs/3/24.pdf> Acesso em: 2 junho, 2017
AZEVEDO, J. M. L. de; GOMES, A. M. Intervenção e regulação: contribuição ao debate no campo da educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 15, n. 28 p. 95-107, jan./jun. 2009.
BARROSO, J. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 725-751, Especial- Out. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a02.pdf>. Acesso em: 12 maio, 2016.
BOYER, Robert. A teoria da regulação: os fundamentos. Tradução Paulo Cohen. – São Paulo: Estação Liberdade, 2004.
BOYER, Robert. A teoria da regulação: uma análise crítica. Tradução de Renée Barata Zicman. São Paulo: Nobel, 1990.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação ética e política em função da educação como direito público ou como mercadoria? Educação e Sociedade. Campinas, vol. 25, n. 88, p. 703-725, Especial – Out. 2004.
FREITAS, N. T. de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa pedagógica e educativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção Contemporânea).
FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr.-jun. 2012b. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v33n119/a04v33n119.pdf
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Políticas Curriculares, Estado e Regulação. Educação & Sociedade, vol. 31, núm. 113, octubre-diciembre, 2010, pp. 1337-1354.
MARQUES, L. R. Qualidade educacional: sentidos hegemônicos em escolas com bom desempenho em avaliações de larga escala. Jornal de Políticas Educacionais. V. 11, n. 23. Dezembro de 2017.
NOGUEIRA, Rivanda dos Santos. Avaliação em larga escala como regulação: o caso do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar – SEAPE/ACRE. Curitiba, 2015. 260 f. Orientadora: Profª Drª Andréa Barbosa Gouveia Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 11/12/2015.
PALMA FILHO, J. C. Impactos da globalização em políticaspúblicas em educação. In: PALMA FILHO, J. C.; TOSI, P. G. (Orgs.). Política educacional. São Paulo: Páginas e Letras Editora e Gráfica, 2007.
ROCHA, Gladys.; MARTINS, Raquel Fontes. A Apropriação de Habilidades de Leitura e Escrita na Alfabetização: estudo exploratório de dados de uma avaliação externa. Rio de Janeiro: Ensaio: aval.pol.públ.Educ.; 22(85); 977-1000; 2014-12. Disponível: www.scielo.br.
SOUSA, S. M. Z. L.; OLIVEIRA, R. P. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n.84, p. 873-895, 2003. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2014.
TAVARES J, F. T.; NEUBERT, L. F. A qualidade da educação e a disseminação de sistemas de avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 59, p. 22-48, set./dez. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.