n. 12 - DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA ESCOLA COMUNITÁRIA DE GESTÃO COMPARTILHADA

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rafaela Brito da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62299

Palavras-chave:

Democratização. Gestão Escolar. Descentralização. Autonomia.

Resumo

O artigo visa examinar o Programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada e suas possibilidades de democratização das políticas e da gestão da educação pública, no Estado do Tocantins. Considerando a situação desse programa, metodologicamente cotejada a partir de um estudo documental, reflete acerca do alcance e das possibilidades de democratização em jogo nas políticas, na gestão e nas políticas de gestão da Educação Básica implementadas. Nesse contexto, constatou-se que a aferição dos resultados opera pela classificação das escolas e, de forma desigual, determina o nível de recursos e benefícios a serem recebidos. Além disso, em se tratando de baixo rendimento, há uma tendência de culpabilização da própria escola e de seus atores. Conclui-se haver uma ambivalência entre a propagação de uma cultura da responsabilização, chamada de “rede de responsabilidade”, e a efetivação de uma gestão democrática, interpretada enquanto ação coletiva que precisa ser vivenciada continuamente através do aprendizado da democracia. Tal ambivalência evidencia a pertinência de problematizações acerca das definições de democracia no bojo dessa política.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutor em Ciências Sociais.

Rafaela Brito da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Licenciada em Pedagogia.

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Publicado

2019-04-16

Como Citar

Dias da Silva, R. M., & Silva, R. B. da. (2019). n. 12 - DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA ESCOLA COMUNITÁRIA DE GESTÃO COMPARTILHADA. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62299

Edição

Seção

Artigos