n. 42 - POLÍTICAS CURRICULARES PARA ALFABETIZAÇÃO: QUESTÕES E DILEMAS A PARTIR DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66587Palavras-chave:
Políticas Curriculares. Alfabetização. BNCC. Formação docenteResumo
O texto tem como objetivo analisar a reforma atual nas políticas curriculares para o ciclo de alfabetização na educação infantil e no ensino fundamental. Para essa compreensão, o texto tangencia uma problematização a partir das proposições explicitadas na BNCC referentes às duas etapas da educação básica. Apresenta algumas propostas de encaminhamentos para implementação do documento nos municípios com o propósito de inferir algumas questões relacionadas à prática pedagógica e gestora no campo da alfabetização. Demonstra a análise dos limites e as possibilidades de um efetivo processo de efetivação do currículo visando o desenvolvimento da prática alfabetizadora a partir do trabalho de formação continuada desenvolvido com os professores, em específico, os alfabetizadores.
Referências
BARRETO, R.G. Entre a base nacional comum curricular e a avaliação: a substituição tecnológica no ensino fundamental. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 136, p.775-791, jul./set., 2016.
CRUZ, M.M.P.; MARTINIAK, V.L. Formação continuada de professores alfabetizadores. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 19, n.3, p. 19-32, set./dez., 2016.
CURY, C. R. J. REIS, M. ZANARDI, T. A. C. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.
GONTIJO, C. M. M. O ensino de língua portuguesa e a base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Alfabetização –ABAlf, Vitória, v.1, n.2, p. 174-190, 2015.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MORAIS, A. G. de. Base nacional comum curricular: que direitos de aprendizagem relativos à língua escrita defendemos para as crianças na educação infantil? Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf, Vitória, v. 1, n. 2, p. 161-173, jul./dez. 2015.
MOREIRA, J.A. da S.; SAITO, H.I.T. Da erradicação do analfabetismo ao compromisso de alfabetizar na idade certa: rumo a uma política nacional para alfabetização escolar?Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 16, n. 3, p. 55-64, set./dez., 2013.
MORTATTI, M. do R. L. FRADE, I. C. A da S. (org.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? – Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Editora Unesp, 2014.
PEREIRA, P.A.P. Discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania. In: BOSCHETTI, Ivanete ET AL. Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.
ROJO, R. Alfabetização e letramento: Perspectivas Linguísticas. Mercado das letras. São Paulo. 1998
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento Revista de Educação, Niterói, ano 3, n. 4, p. 54-84, 2016.
SAVIANI, D.Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. Ed. Campinas: autores associados, 2003.
SOARES, M. Alfabetização e letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2013.
TRICHES, E. de F.; ARANDA, M.A. de M. A formulação da base nacional comum curricular (BNCC) como ação da política educacional: breve levantamento bibliográfico (2014-2016). Revista online de extensão e cultura Realização,v. 31, n. 5, p.81-98, 2016.
VEIGA, I. P. A., SILVA, E. F. da S. Ensino Fundamental: da LDB à BNCC. Campinas, SP: Papirus, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.