n. 43 - BUROCRACIA EDUCACIONAL EM INTERAÇÃO COM AS FAMÍLIAS NOS PROCESSOS DE MATRÍCULA ESCOLAR NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.68554

Palavras-chave:

educação, política educacional, matrícula escolar, escolha escolar

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as relações entre a burocracia escolar e as famílias dos estudantes durante os processos de matrícula na rede municipal do Rio de Janeiro. Nela, há escolas com diferentes desempenhos e reputações; por isso, há diferenças de demanda pelas vagas oferecidas. Embora exista legislação específica para a matrícula que inclui, inclusive, regras para desempate entre famílias no caso de maior demanda do que oferta, nossos dados permitem afirmar que existem diferentes estratégias utilizadas pelas famílias para escolher e acessar as melhores escolas, ora regidas exclusivamente pelo acompanhamento das regras e normas da regulamentação de matrícula, ora através do contato pessoal com profissionais da burocracia estatal e/ou com pessoas conectadas a eles. A análise desse cenário de escolha e acesso às escolas revela um conjunto de sociabilidades entre as famílias e o Estado. Nosso objetivo é descrever e analisar esse cenário e os resultados objetivos das ações empreendidas pelas famílias e pelos profissionais da escola. Concluímos que as famílias que estabelecem contatos pessoais diretos ou indiretos com a burocracia escolar têm maiores chances de acessar as vagas nas escolas mais disputadas. Isso ocorre porque as ações discricionárias da burocracia, em conjunto com as ações familiares, definem as trajetórias dos estudantes com base em critérios por vezes antagônicos à lógica republicana que deveria organizar a distribuição de vagas em escolas.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Rosistolato, UFRJ

Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro, Petrópolis e Duque de Caxias. Integra a equipe do LaPOpE - Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais. Coordena e participa de projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. É Editor Chefe da Revista Contemporânea de Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ; e editor de seção da revista Estudos em Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas.

Ana Pires do Prado, UFRJ

doutora em antropologia

Maria Comes Muanis, UFRJ

Doutora em Sociologia

Diana Gomes da Silva Cerdeira, UERJ

Doutora em Educação

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Publicado

2019-12-04

Como Citar

Rosistolato, R., Pires do Prado, A., Muanis, M. C., & Cerdeira, D. G. da S. (2019). n. 43 - BUROCRACIA EDUCACIONAL EM INTERAÇÃO COM AS FAMÍLIAS NOS PROCESSOS DE MATRÍCULA ESCOLAR NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.68554

Edição

Seção

Artigos