n. 25 - A DINÂMICA DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DO PÚBLICO AO PRIVADO

Autores

  • Jailson Batista dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Edineide Jezine Mesquita Araújo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64492

Palavras-chave:

Acesso, Educação Superior, Políticas Públicas, Público e Privado.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre o público e o privado no âmbito do acesso às Instituições de Educação Superior Brasileiras (IES), a partir da descrição do número de instituições, ingressantes, oferta de vagas e matriculas a nível de Brasil, Nordeste e Paraíba, considerando os impactos gerados pelas políticas públicas de acesso (Fies e ProUni) no contexto neoliberal. Fundamentamos a discussão em dados do Censo da Educação Superior (INEP) (2010-2017), e em pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e Sociedade (GEPESS/UFPB) (CASTELO BRANCO; JEZINE; NAKAMURA, 2015), dentre outras fontes. Os resultados apontam que o processo de expansão das IES brasileiras apresenta um crescimento significativo de ingressantes na rede privada de ensino, no âmbito Nacional, Regional e Local. Tal crescimento representa os impactos das políticas de acesso (Fies e ProUni) que, ao longo dos anos, vêm reforçando a supremacia do setor privado sobre o setor público, acompanhando a lógica do projeto neoliberal.

Biografia do Autor

Jailson Batista dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Linha de Pesquisa em Educação Popular. Graduado em Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: jaylsonbatysta@gmail.com

Edineide Jezine Mesquita Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba com atuação no ensino, pesquisa e extensão, na Graduação e Pós-graduação. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV). E-mail: edjezine@gmail.com

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

dos Santos, J. B., & Mesquita Araújo, E. J. (2019). n. 25 - A DINÂMICA DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DO PÚBLICO AO PRIVADO. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64492

Edição

Seção

Artigos