n. 23 - A PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: ENTRE LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64849

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Participação, Conselho Municipal de Educação

Resumo

Este texto tem como intuito apreender a ideia e o potencial de participação no Conselho Municipal de Educação, uma vez que esta se constitui em um dos mecanismos democratizantes centrais da gestão educacional. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza teórico-bibliográfica no sentido de evidenciar os Conselhos, como espaços que apresentam dinâmica de participação diferenciada. Inferimos, portanto, a partir do estudo desenvolvido, que a participação no âmbito dos Conselhos Municipais de Educação tem como potencial a democratização da gestão educacional, por possibilitar a descentralização do poder, a promoção da transparência, o envolvimento e o trabalho coletivo, articulado e interativo, buscando fazer com que os cidadãos se tornem parte e tomem parte das decisões, visando garantir a efetividade de uma educação que atenda os interesses da sociedade como um todo, em particular, das camadas mais desfavorecidas. Contudo, tais potencialidades (de participação) ocupam um espaço em sua essência e/ou raiz, em grande parte, no mundo ideal da legislação, já seus limites, por outro lado, estão situados no mundo real. Por isso, há necessidade iminente de um posicionamento coletivo crítico constante de defesa desse formato na gestão educacional pública.

Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Pedagogia (2007), especialização em educação (2008) e mestrado em educação (2010), ambos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutorado em educação (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFGD no curso de graduação e na pós-graduação, atuando como professora do curso de Mestrado em Educação e como coordenadora e professora do curso de Pedagogia; bem como coordenadora do curso de Pedagogia da EAD/UFGD.

Elis Regina dos Santos Viegas, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Educação - ingresso em 2015 - (bolsista CAPES) pela Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação (2012-2014), especialista em Docência na Educação Infantil (2014-2016), graduada em Pedagogia (2010), ambos pela FAED/UFGD. É técnica em multimeios didáticos e, em serviços públicos - eixo tecnológico: gestão e negócios. Professora efetiva do quadro permanente da Prefeitura Municipal de Dourados-MS

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

Vitor Alves, A. V., & dos Santos Viegas, E. R. (2019). n. 23 - A PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: ENTRE LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64849

Edição

Seção

Artigos