Open Journal Systems

n. 23 - A PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: ENTRE LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES

Andréia Vicência Vitor Alves, Elis Regina dos Santos Viegas

Resumo


Este texto tem como intuito apreender a ideia e o potencial de participação no Conselho Municipal de Educação, uma vez que esta se constitui em um dos mecanismos democratizantes centrais da gestão educacional. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza teórico-bibliográfica no sentido de evidenciar os Conselhos, como espaços que apresentam dinâmica de participação diferenciada. Inferimos, portanto, a partir do estudo desenvolvido, que a participação no âmbito dos Conselhos Municipais de Educação tem como potencial a democratização da gestão educacional, por possibilitar a descentralização do poder, a promoção da transparência, o envolvimento e o trabalho coletivo, articulado e interativo, buscando fazer com que os cidadãos se tornem parte e tomem parte das decisões, visando garantir a efetividade de uma educação que atenda os interesses da sociedade como um todo, em particular, das camadas mais desfavorecidas. Contudo, tais potencialidades (de participação) ocupam um espaço em sua essência e/ou raiz, em grande parte, no mundo ideal da legislação, já seus limites, por outro lado, estão situados no mundo real. Por isso, há necessidade iminente de um posicionamento coletivo crítico constante de defesa desse formato na gestão educacional pública.


Palavras-chave


Gestão Democrática; Participação; Conselho Municipal de Educação

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, A. V. V. Fortalecimento de Conselhos Escolares: propostas e práticas em municípios sul-mato-grossenses. Dourados-MS: Editora da UFGD, 2014.

AZEVEDO, J. L. de. Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas educativas. RBPAE, Goiânia, v. 27, n. 3, p. 361-588, set./dez. 2011.

BORDIGNON, G. Conselhos Municipais de Educação. In: LIMA, A. B. de. (Org.). CMEs no Brasil – qualidade social e política da educação. Campinas-SP: Alínea Editora, 2017.

CURY, C. R. J. Os conselhos de educação e a gestão dos sistemas. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (Orgs.). Gestão da Educação – impasses, perspectivas e compromissos. 5 ed. São Paulo-SP: Cortez Editora, 2006.

GOHN, M. da G. Conselhos gestores na política social urbana e participação popular. Cadernos Metrópole, São Paulo, n. 7, p. 9-31, 1º sem. 2002.

GOHN, M. da G. O papel dos conselhos gestores na gestão urbana. In: RIBEIRO, A. C. T (Org.). Repensando la experiencia urbana de América Latina: cuestiones, conceptos y valores. Buenos Aires-ARG: CLACSO, 2000.

GOHN, M. da G. Participação de representantes da sociedade civil na esfera pública na América Latina. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 10, n. 18, p. 223-244, abr. 2011.

GRACINDO, R. V. Gestão democrática nos sistemas e na escola. Brasília: UNB, 2007.

LIMA, B. de. Estado, educação e controle social: introduzindo um tema. In: LIMA, B. de. (Org.). Estado e o controle social no Brasil. Uberlândia-MG: EDUFU, 2011.

MOTTA, F. C. P. Administração e participação: reflexos para a educação. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, 10 (2), p. 199-206, jul./dez. 1987.

MOTTA, F. C. P. Administração e participação: reflexões para a educação. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 369-373, jul./dez. 2003.

NOGUEIRA, M. A. Um Estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. São Paulo-SP: Cortez, 2004.

OLIVEIRA, F. M. de. Cidadania e Cultura Política no Poder Local. Fortaleza-CE: Fundação Konrad Adenauer, 2003.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo-SP: Editora afiliada, 2002.

PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro-RJ: Paz e Terra, 1992.

SANFELICE, J. L. Prefácio. In: LIMA, A. B. de. (Org.). CMEs no Brasil – qualidade social e política da educação. Campinas-SP: Alínea Editora, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64849