n. 41 - EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O CENÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO EXTREMO OCIDENTE DO BRASIL

José Alessandro Cândido da Silva

Resumo


O artigo analisa uma das políticas educacionais para a diversidade, a de Educação Escolar Indígena. O estudo foca em problemas na sua efetivação, permitindo-nos refletir sobre seu desenvolvimento no Acre. Aponta os embates na sua definição, destacando o papel dos agentes envolvidos desde a formulação até a execução nos contextos formais. Toma como base metodológica o Ciclo de Políticas. Das questões resultantes destacamos o fato das propostas e práticas de EEI no Acre terem transformado os direitos educativos indígenas em obrigações de Estado, mas perdendo seu caráter de produção coletiva e autônoma.


Palavras-chave


Políticas Educacionais. Educação Escolar Indígena. Acre.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67837

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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