n. 41 - EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O CENÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO EXTREMO OCIDENTE DO BRASIL
Resumo
O artigo analisa uma das políticas educacionais para a diversidade, a de Educação Escolar Indígena. O estudo foca em problemas na sua efetivação, permitindo-nos refletir sobre seu desenvolvimento no Acre. Aponta os embates na sua definição, destacando o papel dos agentes envolvidos desde a formulação até a execução nos contextos formais. Toma como base metodológica o Ciclo de Políticas. Das questões resultantes destacamos o fato das propostas e práticas de EEI no Acre terem transformado os direitos educativos indígenas em obrigações de Estado, mas perdendo seu caráter de produção coletiva e autônoma.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRÉ, Marli. A pesquisa sobre formação de professores no Brasil-1990-1998. In: Linhares et al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
GRUPIONI. Contextualizando o Campo da Educação de Professores Indígenas no Brasil. In:________ (Org.). Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias (Coleção Educação para Todos). Brasília: Ministério da Educação, SECAD, 2005.
GRUPIONI. Olhar longe, porque o futuro é longe - cultura, escola e professores indígenas no Brasil. 2008. 237f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
KAXINAWÁ, JOAQUIM Paulo Maná. et al. Índios no Acre: história e organização. 2. ed. - Rio Branco: CPI-AC, 2002.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan-abr/2006. (a)
MAINARDES, Jefferson. A Abordagem do Ciclo de Políticas e suas Contribuições para a Análise da Trajetória de Políticas Educacionais. Atos de Pesquisa em Educação – PPGE/ME FURB, v. 1, nº 2, p. 94-105, maio/ago. 2006. (b)
MAINARDES, Jefferson. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos – Volume 9, nº 1 – pp.4-16 – Itajaí, jan/abr 2009.
SILVA, José Alessandro Cândido da. Os Caminhos da Escola Indígena no Vale do Juruá – Da Imposição à Ressignificação. Alemanha: Verlag Editora, 2014.
SILVA, José Alessandro Cândido da. Docência Indígena no Extremo Oeste Brasileiro: uma experiência em andamento. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul – Santa Catarina, v. 01, nº especial, p. 76-103, jan/jun 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67837