n. 21 - ESTUDOS DE REVISÃO SOBRE PRODUÇÃO ACADÊMICA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS (2000-2010)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66810Palavras-chave:
Estudos de Revisão, Políticas Educacionais, Produção AcadêmicaResumo
Neste artigo são analisadas 10 teses e dissertações que estudaram a produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil no período de 2000-2010, selecionadas de um banco com 1.283 trabalhos coletados no Banco de Teses da Capes. A questão que norteia a pesquisa é saber quais tipos de revisão foram privilegiados pelos autores, com o objetivo de classificar as produções a partir da análise dos objetivos e das metodologias adotadas. Tomou-se como aporte teórico autores que têm pesquisado/problematizado os estudos de revisão. Os textos foram classificados em estudos de revisão que mapeiam e estudos de revisão que avaliam e sintetizam. Conclui-se que há a necessidade de maior sistematização das características e denominações dos estudos de revisão, a fim de orientar as pesquisas deste tipo a delinearem a abordagem metodológica de maneira clara, na área da pesquisa educacional em sentido amplo e no domínio dos estudos que se voltam à compreensão e problematização das políticas públicas do setor da educação escolar, em particular.
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