n. 34 - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67788Palavras-chave:
Reflexão. Metodologias de avaliação. Ensino e Aprendizagem.Resumo
Torna-se importante discutir as interfaces de uma avaliação que valorize a qualidade do aprendizado dos alunos, não estando somente preocupada com a somatória dos resultados obtidos. Especificamente buscou-se verificar a utilidade dos processos de aprendizagem selecionados no que se refere à aprendizagem; estabelecer uma relação entre mediação e avaliação; destacar a prática avaliativa considerando as estratégias pedagógicas e ressaltar a importância da auto avaliação. Através da revisão bibliográfica apresentada neste manuscrito, o professor será levado a refletir sobre as propostas de avaliação, bem como os avanços no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, salientando a atenção especial que os educadores devem ter para registrar considerações pontuais e precisas, evidenciando progressos, sugerindo revisões e alternativas de reelaboração. Destaca-se que devem constar em um processo avaliativo que preocupa-se com a qualidade do aprendizado do aluno, sem que isso gere algum tipo de constrangimento ao educando. O educador precisa ser reflexivo e realizar as intervenções necessárias para que nenhum educando seja prejudicado. Torna-se fundamental que o mesmo reflita sobre sua prática pedagógica e de como está avaliando seu educando, pois muitas vezes buscam resultados quantitativos desconsiderando os qualitativos. A ação avaliativa necessita, portanto considerar os progressos dos educandos e oferecer possibilidades para superar as dificuldades, possibilitando o acolhimento, a integração e a inclusão dos sujeitos detentores do conhecimento.
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