n. 34 - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67788

Palavras-chave:

Reflexão. Metodologias de avaliação. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Torna-se importante discutir as interfaces de uma avaliação que valorize a qualidade do aprendizado dos alunos, não estando somente preocupada com a somatória dos resultados obtidos. Especificamente buscou-se verificar a utilidade dos processos de aprendizagem selecionados no que se refere à aprendizagem; estabelecer uma relação entre mediação e avaliação; destacar a prática avaliativa considerando as estratégias pedagógicas e ressaltar a importância da auto avaliação. Através da revisão bibliográfica apresentada neste manuscrito, o professor será levado a refletir sobre as propostas de avaliação, bem como os avanços no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, salientando a atenção especial que os educadores devem ter para registrar considerações pontuais e precisas, evidenciando progressos, sugerindo revisões e alternativas de reelaboração. Destaca-se que devem constar em um processo avaliativo que preocupa-se com a qualidade do aprendizado do aluno, sem que isso gere algum tipo de constrangimento ao educando. O educador precisa ser reflexivo e realizar as intervenções necessárias para que nenhum educando seja prejudicado. Torna-se fundamental que o mesmo reflita sobre sua prática pedagógica e de como está avaliando seu educando, pois muitas vezes buscam resultados quantitativos desconsiderando os qualitativos. A ação avaliativa necessita, portanto considerar os progressos dos educandos e oferecer possibilidades para superar as dificuldades, possibilitando o acolhimento, a integração e a inclusão dos sujeitos detentores do conhecimento.

Biografia do Autor

João Paulo Santos Neves, Universidad Columbia del Paraguay

Mestrando em Ciências da Educação - Universidad Colúmbia del Paraguay - PY. Especialista no Ensino de Química. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Docência na Educação Infantil e Séries iniciais. Graduação em Química (Licenciatura). Graduação em Pedagogia. Professor Pedagogo na Secretaria de Estado da Educação/SEDUC - MT (atual). Professor de Química no Colégio Mãe da Divina Providência - Primavera do Leste/MT (atual). Professor de Química na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (2014-2017). Professor na Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia-GO (2016-2017). Professor do Curso Superior em Pedagogia da Fundação Antares de Pesquisa e Pós Graduação (FAESPE) - Goiânia/GO (2015-2018). Tem interesse pela na área de Química, com ênfase no Ensino de Química e Química Orgânica. Interesse nas temáticas que versam sobre educação para a complexidade, saberes complexos, políticas públicas educacionais e ensino interdisciplinar.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Neves, J. P. S. (2019). n. 34 - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E APRENDIZAGEM ESCOLAR. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67788

Edição

Seção

Artigos