n. 35 - NOTAS SOBRE O CAMPO DE ESTUDOS DO CURRÍCULO: CONTROVÉRSIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66890Palavras-chave:
Teorias do Currículo, Pensamento pós-críticoResumo
O presente artigo tem como objetivo tensionar o debate acerca do pensamento pós-crítico no campo do currículo, problematizando e situando os limites e controvérsias do campo, enquanto subsídio teórico relevante para análise dos fundamentos e das políticas curriculares. Para tanto, no primeiro momento, apresenta-se um breve histórico dos estudos do currículo, enquanto campo de disputas, que delineia as bases para um projeto formativo que ampara as experiências escolares. Em seguida, busca-se apresentar, de modo geral, o debate pós-crítico e sua articulação com as teorias curriculares a partir de pesquisas nacionais do campo. Por fim, problematiza-se as implicações da adoção de uma perspectiva pós-crítica, buscando refletir sobre a educação e o currículo perante o quadro hegemônico do pensamento pós-crítico. Como aspectos conclusivos, inferimos que a postura cética adotada pelos enfoques pós-críticos parece-nos emboscar em uma cilada pedagógica, que impede ainda mais a apropriação dos conteúdos objetivos formativos de forma crítica, anulando as potencialidades de resistência à reificação. Trata-se de um estudo bibliográfico.
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