Open Journal Systems

n. 35 - NOTAS SOBRE O CAMPO DE ESTUDOS DO CURRÍCULO: CONTROVÉRSIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS

Renata Peres Barbosa, Sinésio Ferraz Bueno

Resumo


O presente artigo tem como objetivo tensionar o debate acerca do pensamento pós-crítico no campo do currículo, problematizando e situando os limites e controvérsias do campo, enquanto subsídio teórico relevante para análise dos fundamentos e das políticas curriculares. Para tanto, no primeiro momento, apresenta-se um breve histórico dos estudos do currículo, enquanto campo de disputas, que delineia as bases para um projeto formativo que ampara as experiências escolares. Em seguida, busca-se apresentar, de modo geral, o debate pós-crítico e sua articulação com as teorias curriculares a partir de pesquisas nacionais do campo. Por fim, problematiza-se as implicações da adoção de uma perspectiva pós-crítica, buscando refletir sobre a educação e o currículo perante o quadro hegemônico do pensamento pós-crítico. Como aspectos conclusivos, inferimos que a postura cética adotada pelos enfoques pós-críticos parece-nos emboscar em uma cilada pedagógica, que impede ainda mais a apropriação dos conteúdos objetivos formativos de forma crítica, anulando as potencialidades de resistência à reificação. Trata-se de um estudo bibliográfico.


Palavras-chave


Teorias do Currículo; Pensamento pós-crítico

Texto completo:

PDF

Referências


LOPES, Alice Casemiro. Teorias Pós-críticas, Política e currículo. Educação, sociedade e culturas, n. 39, 2013, p. 7-23.

LOPES, Alice Casimiro & MACEDO, Elizabeth. O pensamento curricular no Brasil. In.: LOPES, Alice Casimiro & MACEDO, Elizabeth (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. 3ª ed. SP: Cortez, 2010.

LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Tradução: Ricardo Correia Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

MALACHEN, Julia. A Pedagogia Histórico-Crítica e o Currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares nacionais. Tese de Doutorado. Unesp/Araraquara, 2014.

MAUÉS, Josenilda. O currículo sob a cunha da diferença. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 29. 2006.

MORAES, M. C. M. de. O renovado conservadorismo da agenda pós-moderna. Cadernos de Pesquisa. São Paulo , v. 34, n. 122, 2004.

MORAES, M. C. M. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 14, n. 1, p. 7-25, jan./jun. 2001.

MOREIRA, A. F. B. A crise da teoria curricular crítica. In: Costa, M. V.(Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 1998.

MOREIRA, A. F. B.. Currículo, utopia e pós-modernidade. In: Moreira, A. F. B. (Org.), Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus Editora, 2000.

PACHECO, José Augusto e SOUSA, Joana. O (pós) na Desconstrução curricular. Revista tempos e espaços em educação, São Cristovão, Sergipe, Brasil, v. 9, n. 18, p. 65-74, jan/abril 2016.

PARAÍSO, M. A. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. v.40, p. 591-609, 2010.

PARAISO, M. A. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 34, n. 122, 2004.

PEDRA, J. A. Currículo, conhecimento e cultura. Campinas, São Paulo: Papirus, 1997.

PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 2004.

SANTOS, Lucíola Licinio. Currículo em tempos difíceis. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 45, p. 291-306. Jun, 2007.

THIESEN, Juares da Silva. Virada Epistemológica do campo curricular: reflexos nas políticas de currículo e em proposições de interesse privado. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 13, n. 04, p. 641-659, out/dez 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66890