n. 35 - NOTAS SOBRE O CAMPO DE ESTUDOS DO CURRÍCULO: CONTROVÉRSIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS

Autores/as

  • Renata Peres Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • Sinésio Ferraz Bueno Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66890

Palabras clave:

Teorias do Currículo, Pensamento pós-crítico

Resumen

O presente artigo tem como objetivo tensionar o debate acerca do pensamento pós-crítico no campo do currículo, problematizando e situando os limites e controvérsias do campo, enquanto subsídio teórico relevante para análise dos fundamentos e das políticas curriculares. Para tanto, no primeiro momento, apresenta-se um breve histórico dos estudos do currículo, enquanto campo de disputas, que delineia as bases para um projeto formativo que ampara as experiências escolares. Em seguida, busca-se apresentar, de modo geral, o debate pós-crítico e sua articulação com as teorias curriculares a partir de pesquisas nacionais do campo. Por fim, problematiza-se as implicações da adoção de uma perspectiva pós-crítica, buscando refletir sobre a educação e o currículo perante o quadro hegemônico do pensamento pós-crítico. Como aspectos conclusivos, inferimos que a postura cética adotada pelos enfoques pós-críticos parece-nos emboscar em uma cilada pedagógica, que impede ainda mais a apropriação dos conteúdos objetivos formativos de forma crítica, anulando as potencialidades de resistência à reificação. Trata-se de um estudo bibliográfico.

Biografía del autor/a

Renata Peres Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2008). Mestre (2011) e Doutora em Educação (2017) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP campus Marília, da linha de História e Filosofia da Educação. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Instituto de Filosofía del Consejo Superior de Investigación Científica - Madrid/Espanha e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra/Portugal. É pedagoga do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR campus Londrina. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Educação; Filosofia e Educação; Teoria Crítica e Educação; Teoria do Currículo; Políticas Educacionais

Sinésio Ferraz Bueno, Unesp

É professor doutor em Filosofia da Educação, atuando como professor do Departamento de Filosofia e da Pós-graduação em Educação da Unesp de Marília. É especialista em teoria crítica e educação, atualmente desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: teoria crítica, fascismo e psicanálise; teoria crítica e pós-estruturalismo: uma confrontação conceitual

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Publicado

2019-10-20

Cómo citar

Barbosa, R. P., & Bueno, S. F. (2019). n. 35 - NOTAS SOBRE O CAMPO DE ESTUDOS DO CURRÍCULO: CONTROVÉRSIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66890

Número

Sección

Artigos