n. 17 - POLÍTICAS DE INCENTIVO AO USO DE DADOS EDUCACIONAIS: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO INTERNACIONAL E BRASILEIRO

Autores

  • Carolina Portela Núñez Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Mariane Campelo Koslinski Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Silvina Júlia Fernández Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64894

Palavras-chave:

Uso de dados educacionais, Decisões baseadas em dados, Accountability escolar, Avaliação em larga escala

Resumo

Iniciativas de incentivo ao uso pedagógico de dados educacionais (internacionalmente conhecidas como data use policies) por membros da comunidade escolar (professores e gestores escolares) têm sido adotadas por sistemas educacionais em diversos países como forma de melhorar o desempenho dos estudantes. Este artigo tem por objetivo identificar iniciativas de incentivo ao uso pedagógico de dados educacionais por professores e gestores escolares no contexto internacional, seus impactos esperados e já observados. Também discute o que vem sendo realizado no contexto brasileiro, tendo como referência de análise os tipos de desenho adotados em outros países. Entre as iniciativas de data use, que possuem desenhos diferentes, procuramos identificar os motivos pelos quais o tipo de desenho por intervenção direta nas escolas, com o auxílio de um especialista externo, parece mais promissor do que os demais em relação às mudanças em práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Carolina Portela Núñez, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ)

Mariane Campelo Koslinski, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Sociologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Silvina Júlia Fernández, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2019-05-26

Como Citar

Núñez, C. P., Koslinski, M. C., & Fernández, S. J. (2019). n. 17 - POLÍTICAS DE INCENTIVO AO USO DE DADOS EDUCACIONAIS: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO INTERNACIONAL E BRASILEIRO. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64894

Edição

Seção

Artigos