n. 17 - POLÍTICAS DE INCENTIVO AO USO DE DADOS EDUCACIONAIS: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO INTERNACIONAL E BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64894Palavras-chave:
Uso de dados educacionais, Decisões baseadas em dados, Accountability escolar, Avaliação em larga escalaResumo
Iniciativas de incentivo ao uso pedagógico de dados educacionais (internacionalmente conhecidas como data use policies) por membros da comunidade escolar (professores e gestores escolares) têm sido adotadas por sistemas educacionais em diversos países como forma de melhorar o desempenho dos estudantes. Este artigo tem por objetivo identificar iniciativas de incentivo ao uso pedagógico de dados educacionais por professores e gestores escolares no contexto internacional, seus impactos esperados e já observados. Também discute o que vem sendo realizado no contexto brasileiro, tendo como referência de análise os tipos de desenho adotados em outros países. Entre as iniciativas de data use, que possuem desenhos diferentes, procuramos identificar os motivos pelos quais o tipo de desenho por intervenção direta nas escolas, com o auxílio de um especialista externo, parece mais promissor do que os demais em relação às mudanças em práticas pedagógicas.
Referências
BENGIO, M. O Trabalho dos Agentes de Acompanhamento da Gestão Escolas (AAGE’S) no Cotidiano das Escolas Estaduais em Duque de Caxias. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2016.
BLASIS, E.; FALSARELLA, A. M.; ALVARSE, O. M. Avaliações externas: perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: CENPEC/Fundação Itaú Social, 2013.
BONAMINO, A.; SOUSA, S. K. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.38, n.2, p. 373-388, abr./jun. 2012.
BROOKE, N. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.36, n.128, p.377-401, 2006.
BROOKE, N. & CUNHA, M. A. A. A avaliação externa como instrumento de gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais – Fundação Victor Civita, v. 2, p. 3-64, 2011.
CORREA, E. V. Accountability na Educação: impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CUSTER, S., ELIZABETH, K., ATINC, T., READ, L., SETHI, T. Toward Data-Driven Education Systems: Insights into using information to measure results and manage change. Center for Universal Education at Brookings. AIDDATA. February, 2018.
DIAMOND, J. B. e SPILLANE, J. P. High stakes accountability in Urban Elementary Schools: Challenging or Reproducing Inequality? Teachers College Records, v. 106, n. 6, p. 1145-1176. 2004.
FARIA, A., HEPPEN, J., LI, Y., STACHEL, S., JONES, W., SAWYER, K., THOMSEN, K., KUTNER, M., MISER, D. Charting Sucess: Data use and Student Achievement in Urban Schools. Council of Great City Schools and the American Institute for Research. 2012.
FELDMAN, J. & TUNG, R. Whole School Reform: How Schools Use Data-Based Inquiry and Decision Making Process. Paper presented at the Annual Meeting of American Educational Research Association. 2001.
FREITAS, L. C. Políticas de responsabilização: entre a falta de evidência e a ética. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 348-365, jan/abr. 2013.
HAMILTON, L., STECHER, B., YUAN, K. Standards-based Reform in United States: History, Research and Future Directions. RAND Corporation. December, 2008.
HEILIG, J. V.; DARLING-HAMMOND, L. Accountability Texas-Style: The Progress and Learning of Urban Minority Students in a High-Stakes Testing Context. Educational Evaluation and Policy Analysis, v.30, n. 2. pp. 75-110. 2008.
HOUT, M; ELIOTT, S. (ed.) Incentives and test-based accountability in education. Washington, D. C.: National Research Council, 2011.
KERR, K., MARSH, J., SCHUYLER IKEMOTO, G., DARILEK, H., BARNEY, H.. Strategies to Promote Data Use for Instructional Improvement: Actions, Outcomes, and Lessons from Three Urban Districts. American Journal of Education v. 112, n.4, pp. 496-520, 2006.
KNIGHT, J. Instructional coaching. School Administrator, v. 63, n. 4, pp. 36–40, 2006.
LEARNING POINT ASSOCIATES. Guide to Using Data in School Improvement Efforts. A Compilation of Knowledge From Data Retreats and Data Use at Learning Point Associates. December, 2004.
MANDINACH, E. & GUMMER, E. Data-driven decision making: components of the enculturation of data use in education. Teachers College Record, v. 117, 2015.
MANDINACH E. & GUMMER, E. What does it mean for teachers to be data literate: Laying out the skills, knowledge and dispositions. Teaching and Teacher Education. Elsevier. 2016
MARSH, J. A., PANE, J., HAMILTON, L., Making Sense of Data-Driven Decision Making in Education: Evidence from Recent RAND Research. Santa Monica, CA: RAND Corporation, 2006. Disponível em:
https://www.rand.org/pubs/occasional_papers/OP170.html.
MARSH, J. A., BERTRAND, M., HUGUET, A.. Using data to alter instructional practice: The mediating role of coaches and professional learning communities. Teachers College Record, v. 117, pp. 1-40, 2015.
MASSELL, D. Standard-based reform in the states: Progress and challenges. In R. H. Hall (Ed). Education reform for the 21st century. p. 135-168. Chicago, 2001.
ROSISTOLATO R. P. R.; PIRES DO PRADO, A. P. ; FERNÁNDEZ, S. J. Cobranças, estratégias e -jeitinhos-: avaliações em larga escala no Rio de Janeiro. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 59, p. 78-107, 2014.
SCHILDKAMP, K. & POORTMAN, C. Factors Influencing the Functioning of Data Teams. Teachers College Record, v. 117, 2015.
SCHILDKAMP, K., POORTMAN, C., LUYTEN, H., EBBELER, J. Factors Promoting and Hidering Data-based Decision Making in Schools. School Effectiveness and School Improvement: An International Journal of Research, Policy and Practice. v.28, n. 2, pp. 242-258, 2017.
SETUBAL, M. A. Meritocracia nos sistemas de educação. O Estado de São Paulo. Disponível em:<http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,meritocracia-nos-
sistemas-de educacao,568390,0.htm>. 2010.
SILVA, V., GIMENES, N., MORICONI, G. et. al. Uso da avaliação externa por equipes gestoras e profissionais docentes: um estudo em quatro redes de ensino público. São Paulo. FCC/SEP. v. 38, pp. 1-116, out. 2013.
SIMÕES, M. O Programa de Intervenção Pedagógica do Estado de Minas Gerais – PIP. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 2012.
SLAVIN, R. E. Evidence-Based Education Policies: Transforming Educational Practice and Research. Educational Researcher, Vol. 31, No. 7, pp. 15–21. October, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.