n. 38 - ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ASSOCIADO AOS RESULTADOS DO IDEB DOS ESTADOS DO CEARÁ E MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67309

Palavras-chave:

Políticas públicas, formação docente, Ceará, Maranhão, IDEB.

Resumo

Por meio deste artigo são analisadas as políticas públicas nacionais e estaduais voltadas à formação de professores, e a concretização dessas políticas nos estados do Ceará e do Maranhão. O estudo constituiu-se de um exercício reflexivo para compreender a abrangência destas políticas nos respectivos estados e o seu alcance junto aos profissionais para os quais se direcionam, buscando observar a possível relação das mesmas com o desempenho dos estados nas avaliações nacionais da educação básica, em especial no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A análise se sustenta na revisão bibliográfica, dos normativos e dos documentos técnico-institucionais relacionados ao tema. Considera-se que a oferta suficiente em quantidade e qualidade de políticas públicas para a formação de professores é um fator grande relevância para a melhoria da qualidade da Educação Básica e, consequentemente, para o incremento dos resultados das avaliações.

Biografia do Autor

Maria Cristina Mesquita da Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade de Brasília (2004), especialista em Políticas Públicas de Educação com Ênfase em Monitoramento e Avaliação pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP (2007), e mestranda em Educação, pela Universidade Católica de Brasíla (UCB). Tem larga experiência profissional na área de Educação, tendo atuado como professora da educação básica na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Exerceu ainda o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais, no Ministério da Educação - MEC, Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais no INEP/MEC. Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia, na CAPES/MEC, ocupando a função de Assessora Técnica na Diretoria de Educação a Distância. 

Lívia Maria Maria Rassi Cerce, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista (2000). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Claretiana (2002). Autora do Livro "A relação afetiva no processo de ensino e aprendizagem nas classes de alfabetização".

Renato de Oliveira Brito, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor e Mestre em Educação (Gestão e Políticas Públicas) e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Docente/Pesquisador Permanente e Coordenador do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Membro do Conselho Superior (CONSUN) da UCB (Mandato 2019-2021). Participa nos Grupos de Pesquisa: Políticas Federais de Educação e Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos; Membro do Conselho Ad hoc da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO). Membro da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Membro do Comitê de Avaliação de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).  Tem larga  experiência na área de Planejamento, Gestão, Ensino, Pesquisa e Extensão. Autor de vários livros na área de educação.  

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Publicado

2019-10-20

Como Citar

da Silva, M. C. M., Rassi Cerce, L. M. M., & Brito, R. de O. (2019). n. 38 - ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ASSOCIADO AOS RESULTADOS DO IDEB DOS ESTADOS DO CEARÁ E MARANHÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67309

Edição

Seção

Artigos