n. 38 - ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ASSOCIADO AOS RESULTADOS DO IDEB DOS ESTADOS DO CEARÁ E MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67309Palavras-chave:
Políticas públicas, formação docente, Ceará, Maranhão, IDEB.Resumo
Por meio deste artigo são analisadas as políticas públicas nacionais e estaduais voltadas à formação de professores, e a concretização dessas políticas nos estados do Ceará e do Maranhão. O estudo constituiu-se de um exercício reflexivo para compreender a abrangência destas políticas nos respectivos estados e o seu alcance junto aos profissionais para os quais se direcionam, buscando observar a possível relação das mesmas com o desempenho dos estados nas avaliações nacionais da educação básica, em especial no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A análise se sustenta na revisão bibliográfica, dos normativos e dos documentos técnico-institucionais relacionados ao tema. Considera-se que a oferta suficiente em quantidade e qualidade de políticas públicas para a formação de professores é um fator grande relevância para a melhoria da qualidade da Educação Básica e, consequentemente, para o incremento dos resultados das avaliações.
Referências
ALVES, Andresa G. K.; COSTA-HÜBES, Terezinha da C. Formação continuada de professores e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: o processo e o produto. Revista Leitura e Formação: Professores Leitores, vol. 12, n. 23. 2º Sem / 2011, p. 373-393. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6026 Acesso em: 16 mar 2019.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação. v.20. n.62. jul-set de 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206207 Acesso em: 16 mar 2019.
BRAY, Mark; ADAMSON, Bob; MASON, Mark (Orgs.), et all. Pesquisa em educação comparada: abordagens e métodos. Brasília: Liber Livro, 2015.
BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdés. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, n.42. p.94-112, jun 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639868. Acesso em: 16 mar 2019.
CEARÁ. Poder Executivo. Lei nº 16.025, de 30 de maio de 2016. Dispõe sobre o Plano Estadual de Educação (2016/2024). Disponível em https://belt.al.ce.gov.br/index.php/.../4019-lei-n-16-025-de-30-05-16-d-o-01-06-16. Acesso em 06 maio 2019.
CUNHA, Célio. Educação comparada: relevância e caminhos metodológicos (Prólogo) In: BRAY, Mark; ADAMSON, Bob;
MASON, Mark (Orgs.), et all. Pesquisa em educação comparada: abordagens e métodos. Brasília: Liber Livro, 2015.
DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Prática educativa: processo versus produto. ABC Educativo: a revista da educação. Ano 6, n. 52, dezembro de 2005, p.20-21. Abceducativo: São Paulo.
MARANHÃO. Poder Executivo. Lei nº 10.099, de 11 de junho de 2014. Aprova o Plano Estadual de Educação do Estado do Maranhão e dá outras providências. Disponível em http://www.educacao.ma.gov.br/files/2016/05/suplemento_lei-10099-11-06-2014-PEE.pdf. Acesso em 06 maio 2019.
MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; FERREIRA, Jacques de Lima. Formação de professores: história, políticas educacionais e práticas pedagógicas. Curitiba: Appris, 2015.
SÍVERES, Luiz. Educação e fraternidade. In: Escritos, Revista de Ciências Humanas. Grupo Educacional Pe. João Bagozzi, v. 6, Especial Educação, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.