Open Journal Systems

n. 37 - OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ALAGOAS

Givanildo da Silva, Liliane Claudice dos Santos, Eva Pauliana da Silva Gomes

Resumo


O objetivo do texto é apresentar os desafios do gestor escolar na configuração política e organizativa da educação, a partir de um estudo de caso em uma escola da rede pública estadual, localizada no município de Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas. A metodologia desenvolvida na pesquisa foi a abordagem qualitativa e o método, o estudo de caso. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com um gestor escolar. Os resultados da pesquisa apontaram que há limitações para a vivência da gestão democrática, sendo o gestor escolar configura-se como o mediador para que os princípios políticos e normativos da educação sejam garantidos no contexto das práticas educativas.


Palavras-chave


Gestão Escolar; Gestão Democrática; Escola Pública; Desafios Escolares.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA JUNIOR, Walter Pinheiro. Um conselho para o cotidiano. In: VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima et al (Org.). Conselho escolar: processos, mobilização, formação e tecnologia. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 25-40.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

CARDOZO, Maria José Pires Barros. A gestão democrática no plano estadual de educação do Maranhão: proposições e desafios. In: SANTOS, Inalda Maria dos Santos (Org.). Planejamento e políticas educacionais do Brasil: diferentes contextos e perspectivas. Maceió: EdUFAL, 2015.

CRUZ NETO, Tiago Leandro da. Gestão democrática da educação: uma discussão sobre planejamento educacional e participação coletiva em Alagoas, 1999-2004. Maceió: EdUFAL 2013.

DEMO, Pedro. Gestão educacional e cidadania: entrevista com Pedro Demo: notas para debate. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 1-195, fev./jun. 2000.

GARCIA, Walter. Federalismo e gestão educativa no Brasil: notas para debate. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 1-195, fev./jun. 2000.

GUTIERREZ, Gustavo Luís. CATANI, Afrânio Mendes. Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios (Org.). São Paulo: Cortez, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2011.

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, set./dez. 2010.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2008.

ROSENTHAL, Gabriele. Pesquisa social interpretativa: uma introdução. Tradução: Tomás da Costa; revisão: Hermílio Santos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

YIN, Roberto. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução: Ana Thorell; revisão: Cláudio Damacena. Porto Alegre: Bookman, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67930