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n. 30 - A GESTÃO DA POLÍTICA DE SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ: REPERCUSSÕES NO PERÍODO DE 2007 A 2015

Renata Hoeflich Damaso de Oliveira, Ireni Marilene Zago Figueiredo

Resumo


Este estudo apresenta os resultados da investigação acerca da gestão da Política de Socioeducação do estado do Paraná, no período de 2007 a 2015, considerando a transição do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo por diferentes secretarias de estado. A metodologia adotada foi a de pesquisa documental e bibliográfica, através da análise de fontes primárias e secundárias, complementada por reflexões advindas da prática profissional vivenciada em uma unidade de atendimento socioeducativo. A análise dos dados demonstrou que no período de 2007 a 2015 a Política de Socioeducação paranaense apresentou uma lógica centralizada, cada vez mais, em intervenções direcionadas ao indivíduo em detrimento de ações coletivas. Com as mudanças de locus institucional do Sistema de Atendimento Socioeducativo ocorreram alterações nas características e destinação de verbas dos programas existentes, o que sugere a descontinuidade dos programas desenvolvidos à população de adolescentes autores de ato infracional, indicando a adoção de Políticas de Governo, e não efetivamente de uma Política de Estado.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v13i0.63693