n. 16 - O GRÊMIO ESTUDANTIL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MESSIAS-ALAGOAS

Autores

  • Alex Vieira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Vinícius André da Silva Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62082

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Grêmio Estudantil. Participação.

Resumo

O objetivo do texto é apresentar a concepção de gestores escolares e integrantes do grêmio estudantil sobre a sua importância e os trabalhos desenvolvidos na Escola Estadual Judith Nascimento da Silva, no município de Messias, estado de Alagoas. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa de cunho exploratória, sendo o estudo de caso o método de pesquisa. Utilizamos a entrevista semiestruturada e participaram do processo o gestor, o vice-gestor e 3 integrantes que compõem o grêmio estudantil. Os resultados apontaram que a escola está em consonância com os dispositivos legais, uma vez que o grêmio estudantil atua de forma articulada com a direção da escola na tentativa da construção de uma gestão democrática e participativa. Porém, apresenta alguns limites e desafios na sua implementação, como: a) cativar o aluno para a prática da participação ativa; b) a corresponsabilidade nas atividades; e c) trabalhar a conscientização dos direitos e deveres dos estudantes, pois cada um é corresponsável pela organização da instituição educativa.

Biografia do Autor

Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação -  PPGE/UFPE

Professor da Universidade Federal de Alagoas

Vinícius André da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduando de Pedagogia - CEDU/UFAL

Referências

ARAÚJO, Adilson Cesar de. A gestão democrática e os canais de participação

dos estudantes. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 253-266, jan./jun. 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona; FLACH, Simone Fatima. Emancipação humana, emancipação política e grêmio estudantil: alguns apontamentos. ECS, Sinop/MT/Brasil, v. 5 n. 2, p. 136-147, jul/dez. 2015.

DALBERIO, Maria Célia Borges. Gestão democrática e participação na escola pública popular. Revista Iberoamericana de Educación. Nº 47/3 – 25 de outubro de 2008.

DALBERIO, Maria Célia Borges. Neoliberalismo, políticas educacionais e a gestão democrática na escola pública de qualidade. São Paulo: Paulus, 2009.

HUR, Domenico Uhng. Discursos do trânsito da guerrilha ao Estado neoliberal: estratopolítica, tecnopolítica e nomadopolítica. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia:

Alternativa, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

MARTINS, Francisco André Silva. DAYRELL, Juarez Tarcísio. Juventude e Participação: o grêmio estudantil como espaço educativo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1267-1282, out./dez. 2013.

PAVÃO, Gislaine Cristina. CARBELLO, Sandra Regina Cassol. Grêmio estudantil: uma instância colegiada em debate. XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013.

SILVA, Givanildo da. SILVA, Alex Vieira da. SANTOS, Inalda Maria dos. Concepções de gestão escolar pós-LDB: o gerencialismo e a gestão democrática. Revista Retratos da Escola. v. 10, n. 19, jul./dez. 2016.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista. V. 25 – nº 03, Belo Horizonte, 2009.

VALLE, Maria Ribeiro do. As representações da violência nos episódios estudantis de 1968.

Mediações. v. 13, n.1-2, p. 34-53, Jan/Jun e Jul/Dez. 2008.

VEIGA, Zilah de Passos Alencastro. As Instâncias Colegiadas da Escola. In: VEIGA, Ilma

Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. (Orgs.). Escola: espaço do projeto

político-pedagógico. 11. ed. Campinas: Papirus, 2007 (p. 113-126).

YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre : Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2019-05-26

Como Citar

Silva, A. V. da, & Santos, V. A. da S. (2019). n. 16 - O GRÊMIO ESTUDANTIL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MESSIAS-ALAGOAS. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62082

Edição

Seção

Artigos