n. 32 - SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO E REGIME DE COLABORAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DO ACRE E DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO NO PERÍODO DE 2005 A 2012

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67513

Palavras-chave:

regime de colaboração, federalismo, sistema público de ensino

Resumo

Na perspectiva de identificar os princípios e concepções que nortearam a elaboração, execução e acompanhamento das políticas educacionais frente à constituição do sistema público de educação, este artigo busca analisar o processo de implantação do regime de colaboração estabelecido entre o município de Rio Branco e o Governo do Estado do Acre, no período entre 2005 e 2012. O estudo se estrutura a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Para a construção e caracterização da análise da política pública utilizou-se, por aproximação, o ciclo de políticas, desenvolvido por Ball na década de 90, apresentado por Mainardes (2006), especialmente o contexto de influência que busca identificar e compreender as ideias e fatores que orientam a construção das políticas e o contexto de produção do texto que busca analisar o modo como a política vai se conformando, os quais foram usados como referência para demonstrar a forma como a política de regime de colaboração foi construída e reconstruída em meio as modificações no cenário político do Brasil, do Acre e de  Rio Branco. Como um dos resultados do estudo se explicita a implementação do regime de colaboração foi estruturado em relações intergovernamentais institucionalizadas baseadas na dependência do Município em relação ao Estado, reproduzindo um modelo nacional.

Biografia do Autor

Mark Clark Carvalho, Universidade Federal do Acre/UFAC

Doutor em Educação: História, Politica e Sociedade pela PUC/SP. Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC.

Josenir Araujo Calixto, Secretaria de Estado de Educação do Estado do Acre/SEE-AC.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre/UFAC. Professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Acre. Professor Formador pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

Carvalho, M. C., & Calixto, J. A. (2019). n. 32 - SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO E REGIME DE COLABORAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DO ACRE E DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO NO PERÍODO DE 2005 A 2012. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67513

Edição

Seção

Artigos