Open Journal Systems

n. 32 - SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO E REGIME DE COLABORAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DO ACRE E DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO NO PERÍODO DE 2005 A 2012

Mark Clark Carvalho, Josenir Araujo Calixto

Resumo


Na perspectiva de identificar os princípios e concepções que nortearam a elaboração, execução e acompanhamento das políticas educacionais frente à constituição do sistema público de educação, este artigo busca analisar o processo de implantação do regime de colaboração estabelecido entre o município de Rio Branco e o Governo do Estado do Acre, no período entre 2005 e 2012. O estudo se estrutura a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Para a construção e caracterização da análise da política pública utilizou-se, por aproximação, o ciclo de políticas, desenvolvido por Ball na década de 90, apresentado por Mainardes (2006), especialmente o contexto de influência que busca identificar e compreender as ideias e fatores que orientam a construção das políticas e o contexto de produção do texto que busca analisar o modo como a política vai se conformando, os quais foram usados como referência para demonstrar a forma como a política de regime de colaboração foi construída e reconstruída em meio as modificações no cenário político do Brasil, do Acre e de  Rio Branco. Como um dos resultados do estudo se explicita a implementação do regime de colaboração foi estruturado em relações intergovernamentais institucionalizadas baseadas na dependência do Município em relação ao Estado, reproduzindo um modelo nacional.


Palavras-chave


regime de colaboração, federalismo, sistema público de ensino

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Gilda Cardoso. Município, federação e educação: história das instituições e das ideias políticas no Brasil. (Tese de doutorado em educação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

ARAÚJO, Gilda Cardoso. Direito à Educação Básica: a Cooperação entre os Entes Federados. Retratos da Escola, v. 4, p. 231-244, 2010.

ALMEIDA JÚNIOR. Arnóbio Marques. O planejamento estratégico e a reforma educacional no Acre. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

AZEVEDO, Janete Maria Lins. IMPLICAÇÕES DA NOVA LÓGICA DE AÇÃO DO ESTADO PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, p. 49-71, setembro/2002.

BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp.99-116, jul/dez. 2001.

DAMASCENO, Ednacelí Abreu. SANTOS Lucíola Licínio de Castro Paixão. A reforma educacional do Acre: um modelo híbrido. Cadernos Cenpec | São Paulo | v.1 | n.1 | p. 167-196 | dez. 2011

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan. /abr. 2006.

MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Inês. ENTREVISTA COM STEPHEN J. BALL: UM DIÁLOGO SOBRE JUSTIÇA SOCIAL, PESQUISA E POLÍTICA EDUCACIONAL. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009

MORAIS, Jean Mauro de Abreu. A regulação do trabalho escolar no contexto das reformas educacionais no estado do Acre. 121 f. Dissertações (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2016.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 132, p. 625-646, jul.-set., 2015.

OLIVEIRA, Cleiton; GANZELLI, Pedro. RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO: FUNDOS, CONVÊNIOS, CONSÓRCIOS PÚBLICOS E ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 125, p. 1031-1047, out.-dez. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67513