n. 24 - AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DE RESERVA DE VAGAS NA REDE FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UNIFESP EM ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65988

Palavras-chave:

Ensino superior, Reuni, Cotas, Perfil socioeconômico e cultural discente

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação do processo de implementação das políticas de expansão e de reserva de vagas na rede federal de ensino superior brasileira, verificando os efeitos da adesão ao Reuni e o estabelecimento da Lei de Cotas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para tanto, apresenta inicialmente o contexto nacional de evolução das matrículas na educação superior e dados do perfil socioeconômico dos discentes das instituições federais de ensino superior, produzidos pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis. Na sequência, mostra o crescimento dos cursos de graduação da Unifesp, sua política institucional de reserva de vagas, além do histórico e análise do perfil socioeconômico e cultural de seu ingressantes, entre os anos de 2012 e 2016. Constatou-se que, ainda que imprescindível, a política de reserva de vagas não tem sido suficiente para democratizar mais amplamente o acesso à formação de qualidade da universidade pública em todas as carreiras. No caso da Unifesp, o caminho mais consistente para o crescimento da diversidade e inclusão de um novo perfil de estudante na instituição foi a expansão no número de carreiras, com ampliação do número de vagas.

Biografia do Autor

Celia Maria Benedicto Giglio, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Educação

Referências

ALMEIDA, A. M. F.; ERNICA, M. Inclusão e Segmentação Social no Ensino Superior Público no Estado de São Paulo (1990-2012). Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 130, pp. 63-83, Mar 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100063&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 04/04/2019. http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302015139672.

COSTA, F. L. da; CASTANHAR J. C. Avaliação de programas públicos: desafios conceituais e metodológicos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.37, n. 5, p. 969-92, Set./Out. 2003. Disponível em: http://app.ebape.fgv.br/comum/arq/Costa_castanha.pdf. Acesso em: 27/03/2019.

FARIA, C. A. P. de. A política da avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 20, n. 59, p. 97-110, Out. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092005000300007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27/03/2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092005000300007.

PIERANTONI, C. R.; VIANNA, A. L. Avaliação de processo na implementação de políticas públicas: a Implantação do Sistema de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde (SIG-RHS) no contexto das reformas setoriais. Physis, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 59-92, Jun 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312003000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10/04/2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312003000100004.

POMAR, W. Debatendo classes e luta de classes no Brasil. In: Classes Sociais no Brasil de Hoje. Fundação Perseu Abramo, vol. 1, mai/2013. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wp-content/uploads/2013/05/ed01-fpa-discute.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

TREVISAN, A. P.; VAN BELLEN, H. M. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 3, p. 529-550, Jun 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122008000300005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27/03/2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122008000300005.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Pedra Minhoto, M. A., & Benedicto Giglio, C. M. (2019). n. 24 - AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DE RESERVA DE VAGAS NA REDE FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UNIFESP EM ANÁLISE. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65988

Edição

Seção

Artigos