n. 33 - EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: ENTRE O ESTADO E A ASTÚCIA DO CAPITAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67569

Palavras-chave:

Ensino superior, Privatização, Mercantilização da educação, Mercadoria

Resumo

Contextualizado nas políticas educacionais sobre a privatização da educação pública, este artigo de carácter qualitativo discute a privatização e a mercantilização do ensino superior (ES) moçambicano, como parte integrante de um novo acordo global político-ideológico, que valida ou legitima e compele em direção a certas ações- negócio e troca, competição-, anulando e inibindo outras- equidade, justiça social, distribuição igual de propriedade -, valorizando relações de produção privada e suas formas mercantis e “moral utilitária”, no campo e prática educacional. Utilizando-se de dados estatísticos sobre o ES (2018), da literatura sobre o ES e expansão, mercado (Lei 1/93; Neves e Pronko, 2008, Souza, 2015; Marx 1994; BM, 1995; Gonçalves, 2015) o modelo de ES moçambicano atual indica que a corrida às instituições públicas e privadas por parte dos estudantes e a consequente busca por diplomas- formação para o trabalho- secundarizou a procura do conhecimento, motivado pela expansão de acesso, assim como pela busca de cursos voltados para as exigências do mercado, geralmente em regime pós-laboral e especificamente, o ES moçambicano tornou-se em um dos lugares importantes da luta de classes para o consenso, mudando a própria educação, pois os mercados são uma das bases para a formação de grupos que perseguem interesses partilhados.

Palavras-chave: Ensino superior; Privatização; Mercantilização da educação, Mercadoria.

 

HIGHER EDUCATION IN MOZAMBIQUE: BETWEEN THE STATE AND THE ASTUCTION OF CAPITAL.

Abstract

 

Contextualized in educational policies on the privatization of public education, this qualitative article discusses the privatization and commodification of Mozambican higher education as an integral part of a new global political-ideological agreement that validates or legitimizes and compels to certain actions-business and exchange, competition-, nullifying and inhibiting others- equity, social justice, equal distribution of property, valuing relations of private production and its mercantile forms and "utilitarian morality" in the field and educational practice. Using statistical data on the ES (2018), on the literature on ES and expansion, market (Law 1/93, Neves and Pronko, 2008, Souza, 2015; Marx 1994; BM, 1995; Gonçalves, 2015). model of the current Mozambican ES indicates that the race to the public and private institutions by the students and the consequent search for diplomas - training for the work - secondarily the search of the knowledge, motivated by the expansion of access, as well as the search of courses directed to the market demands, particularly in a post-employment regime and specifically, the Mozambican ES has become one of the important places of the class struggle for consensus, changing education itself, since markets are one of the bases for the formation of groups pursuing shared interests.


Keywords: Higher education; Privatization; Mercantilization of Education and Merchandise.

 

EDUCACIÓN SUPERIOR EN MOZAMBIQUE: ENTRE EL ESTADO Y LA ASTÚCIA DEL CAPITAL.

Resumen

En el marco de las políticas educativas sobre la privatización de la educación pública, este artículo de carácter cualitativo discute la privatización y la mercantilización de la enseñanza superior (ES) mozambiqueña, como parte integrante de un nuevo acuerdo global político-ideológico, que valida o legitima y compite en dirección a ciertas acciones-negocio y cambio, competencia-, anulando e inhibiendo otras equidad, justicia social, distribución igual de propiedad-, valorizando relaciones de producción privada y sus formas mercantiles y "moral utilitaria", en el campo y práctica educativa. Utilizando datos estadísticos sobre la ES (2018), de la literatura sobre la ES y expansión, mercado (Ley 1/93, Neves y Pronko, 2008, Souza, 2015, Marx 1994, BM, 1995, Gonçalves, 2015) el modelo de ES mozambiqueño actual indica que la entrada en las instituciones públicas y privadas por parte de los estudiantes, se basa solo en la búsqueda de diplomas- formación para el trabajo- y dejó en segundo la demanda del conocimiento, motivado por la expansión de acceso, así como por la búsqueda de cursos orientados a las exigencias del mercado, generalmente en régimen post-laboral y específicamente, el ES mozambiqueño se ha convertido en uno de los lugares importantes de la lucha de clases para el consenso, cambiando la propia educación, pues los mercados son una de las bases para la formación de grupos que persiguen intereses compartidos.

 

Palabras clave: Enseñanza superior; la privatización; Mercantilización de la educación y Mercancía.

Biografia do Autor

Telma Amorgiana Fulane Tambe, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em educação (UERJ). 

Doutoranda em  educação (UFRRJ); Programa de Pós-graduação em Educação e Demandas Populares (PPGeduc)

Fernando César Ferreira Gôuvea, Universidade federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Doutor em educação (PUC – Rio)

Docente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Programa de Pós-graduação em Educação e Demandas Populares (PPGeduc)

Aline Silveira Tasmerão, Universidade do EStado do Rio de Janeiro-UERJ

Mestre em Educacao pela UERJ , Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED)

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

Tambe, T. A. F., Gôuvea, F. C. F., & Tasmerão, A. S. (2019). n. 33 - EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: ENTRE O ESTADO E A ASTÚCIA DO CAPITAL. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67569

Edição

Seção

Artigos