n. 15 - O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64117

Palavras-chave:

Plano de Ações Articuladas, Gestão da Educação Municipal, Gestão Democrática, Regime de Colaboração.

Resumo

Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvido pelo grupo de Pesquisas REDES/CNPQ, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É caracterizado como estado do conhecimento, e tem como objetivo inteirar-se dos estudos realizados referente ao Plano de Ações Articuladas e a Gestão da Educação Municipal a partir de sua implementação. Foi elencando como corpus textual, a BDTD (IBICT). Os descritores da pesquisa são: Plano de Ações Articuladas, Gestão da Educação Municipal, Gestão Democrática e Financiamento da Educação. Foram encontrados 25 trabalhos diferentes. Sendo que, duas dissertações e uma tese correspondiam ao tema investigado, por isso foram analisados aprofundadamente. O estudo está fundamentado em uma abordagem quanti-qualitativa, definido como exploratório, descritivo e explicativo. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. O desenvolvimento deste estudo permitiu acessar conhecimentos já construídos sobre o tema de pesquisa, possibilitando concluir que o Plano de Ações Articuladas se configura em uma tentativa de efetivar o regime de colaboração entre os entes federados. Contudo, pela forma centralizadora como foi projetado, implantado e implementado, acabou por consolidar-se em um mecanismo híbrido de gestão. Pois quem planeja e determina os meios para sua efetivação é a esfera federal, sem considerar a especificidades das demais esferas, cabendo a elas, a execução e responsabilidade pelas ações.

Biografia do Autor

Silvana Maria Tres Cichelero, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da Educação Básica. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria.

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria

Profª Orientadora: Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar – UFSM.

Referências

ARRUDA, C.A. Colaboração intergovernamental ou indução de ações pela União? analisando a implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios do Agreste de Pernambuco. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação Disponível em: < https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12859> Acesso em: mar. 2018.

BARLETA, I. A. A gestão educacional no plano de ações articuladas do município de Macapá-AP: concepções e desafios. 2015. 218 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8336> Acesso em: mar. 2018.

MOROSINI, M.C. e FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n.2, p.154-164, jul.-dez.2014. Disponível em: < file:///C:/Users/User/Downloads/18875-77496-1-PB.pdf> Acesso em: mar. 2018.

OLIVEIRA, E. et. al. Análise de Conteúdo e Pesquisa na Área da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.4, n.9, p.11-27, maio. /ago. 2003.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez., 2006.

SOUSA, R. O plano de ações articuladas e a gestão educacional do município de Altamira-Pará. 2015. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação. <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6712> Acesso em: mar. 2018.

<http://bdtd.ibict.br/vufind/>

<http://www.fnde.gov.br/programas/par/par-apresentacao>

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Tres Cichelero, S. M., & Lunardi, E. M. (2019). n. 15 - O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64117

Edição

Seção

Artigos