Open Journal Systems

n. 28 - OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO PNE 2014-2024: APONTAMENTOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA

Roberta Freire Bastos, Eliza Bartolozzi Ferreira

Resumo


Este texto tem como objetivo investigar as principais lógicas de ação desenvolvidas para a implementação dos planos de educação em municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. O ponto de partida é a contextualização do cenário das políticas educativas no país nos últimos anos, sobretudo no que concerne ao desmonte do Fórum Nacional de Educação (FNE) e a constituição de um Fórum com representação popular e Conferência igualmente democrática. Sob uma perspectiva de análise cognitiva das políticas públicas, este estudo terá como objetivo apresentar e discutir dados sobre a implementação de planos municipais de educação na Região Metropolitana da Grande Vitória. Apresenta-se a hipótese de que, na produção das regras do jogo, as três municipalidades investigadas (Cariacica, Serra e Vitória) apresentam lógicas de ação próprias para a construção e a realização de seus planos educacionais. Os procedimentos para análise de dados consistiram na observação partipante durante a constituição dos planos, realizada nos anos de 2014 e 2015, e na análise documental e conjuntural de seus processos de implementação no ano de 2018, a partir das Conferências Municipais de Educação.

 

Planejamento educacional; Plano Municipal de Educação; Plano Nacional de Educação; Políticas educacionais.


Palavras-chave


Planejamento educacional; Plano Municipal de Educação; Plano Nacional de Educação; Políticas educacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, Almerindo Janela. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 53 abr.-jun. 2013

BALL, Stephen. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp.99-116, Jul/Dez 2001.

BALL, Stephen. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, pp.10-32, Jul/Dez 2006.

BARROSO, João et al. A regulação interna das escolas: lógicas e actores. In: BARROSO, João. (Org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa, 2006.

CARIACICA. Notícias: IV Conferência Municipal de Educação promove debates. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2018.

CUNHA, Célio da; LIMEIRA, Luciana Cordeiro. A consolidação do regime de cooperação e a criação de um sistema nacional de educação: da atualidade do manifesto dos pioneiros de 1932 ao novo plano nacional de educação. RBPAE - v. 31, n. 2, p. 419 - 435 mai./ago. 2015

DELVAUX, Bernard. Qual o papel do conhecimento na ação pública? Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 959-985, set./dez. 2009

MAROY, Christian. Verbete Regulação dos sistemas educacionais. In: VAN ZANTEN, A. Dicionário de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

MULLER, Pierre; SUREL, Yves. A análise das políticas públicas. Tradução de Agemir Bavaresco e Alceu R. Ferraro. Coleção Desenvolvimento Social 3. Pelotas, 2002 EDUCAT.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana. Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.

REIS, Isaura. Governança e regulação da educação: perspectiva e conceitos. Educação, Sociedade e Culturas, n. 39, 2013.

REYNAUD, Jean-Daniel. Les règles du jeu: L’action collective et la régulation sociale. Paris: Armand Colin, 1997.

TELLO, Cesar. Los objetos de estudio de la política educativa: três argumentaciones epistemológicas para su análisis. In: TELLO, César G. (Comp.). Los objetos de estudio de la política educativa: hacia una caracterización del campo teórico. Buenos Aires: Autores de Argentina, 2015. 248 p.

TINÔCO, Dinah dos Santos. Modelos Contemporâneos de Análise de Políticas Públicas na França: análise sequencial, análise cognitiva e análise de redes. Interface - Natal/RN - v. 5 - n.1-jan./jun.2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65860