n. 28 - OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO PNE 2014-2024: APONTAMENTOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65860

Palavras-chave:

Planejamento educacional, Plano Municipal de Educação, Plano Nacional de Educação, Políticas educacionais.

Resumo

Este texto tem como objetivo investigar as principais lógicas de ação desenvolvidas para a implementação dos planos de educação em municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. O ponto de partida é a contextualização do cenário das políticas educativas no país nos últimos anos, sobretudo no que concerne ao desmonte do Fórum Nacional de Educação (FNE) e a constituição de um Fórum com representação popular e Conferência igualmente democrática. Sob uma perspectiva de análise cognitiva das políticas públicas, este estudo terá como objetivo apresentar e discutir dados sobre a implementação de planos municipais de educação na Região Metropolitana da Grande Vitória. Apresenta-se a hipótese de que, na produção das regras do jogo, as três municipalidades investigadas (Cariacica, Serra e Vitória) apresentam lógicas de ação próprias para a construção e a realização de seus planos educacionais. Os procedimentos para análise de dados consistiram na observação partipante durante a constituição dos planos, realizada nos anos de 2014 e 2015, e na análise documental e conjuntural de seus processos de implementação no ano de 2018, a partir das Conferências Municipais de Educação.

 

Planejamento educacional; Plano Municipal de Educação; Plano Nacional de Educação; Políticas educacionais.

Biografia do Autor

Roberta Freire Bastos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Bolsista CAPES/DS. Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como pedagoga nas redes públicas de ensino dos municípios de Cariacica/ES e de Serra/ES. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE) do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação; é orientadora do mestrado e doutorado. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) . Membro da coordenação geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado). Foi Secretária adjunta da ANPEd (gestão 2009-2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; gestão escolar; trabalho docente; ensino médio e educação profissional; política e planejamento educacional.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 53 abr.-jun. 2013

BALL, Stephen. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp.99-116, Jul/Dez 2001.

BALL, Stephen. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, pp.10-32, Jul/Dez 2006.

BARROSO, João et al. A regulação interna das escolas: lógicas e actores. In: BARROSO, João. (Org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa, 2006.

CARIACICA. Notícias: IV Conferência Municipal de Educação promove debates. Disponível em: <http://www.cariacica.es.gov.br/iv-conferencia-municipal-de-educacao-promove-debates/>. Acesso em: 18 jul. 2018.

CUNHA, Célio da; LIMEIRA, Luciana Cordeiro. A consolidação do regime de cooperação e a criação de um sistema nacional de educação: da atualidade do manifesto dos pioneiros de 1932 ao novo plano nacional de educação. RBPAE - v. 31, n. 2, p. 419 - 435 mai./ago. 2015

DELVAUX, Bernard. Qual o papel do conhecimento na ação pública? Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 959-985, set./dez. 2009

MAROY, Christian. Verbete Regulação dos sistemas educacionais. In: VAN ZANTEN, A. Dicionário de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

MULLER, Pierre; SUREL, Yves. A análise das políticas públicas. Tradução de Agemir Bavaresco e Alceu R. Ferraro. Coleção Desenvolvimento Social 3. Pelotas, 2002 EDUCAT.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana. Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.

REIS, Isaura. Governança e regulação da educação: perspectiva e conceitos. Educação, Sociedade e Culturas, n. 39, 2013.

REYNAUD, Jean-Daniel. Les règles du jeu: L’action collective et la régulation sociale. Paris: Armand Colin, 1997.

TELLO, Cesar. Los objetos de estudio de la política educativa: três argumentaciones epistemológicas para su análisis. In: TELLO, César G. (Comp.). Los objetos de estudio de la política educativa: hacia una caracterización del campo teórico. Buenos Aires: Autores de Argentina, 2015. 248 p.

TINÔCO, Dinah dos Santos. Modelos Contemporâneos de Análise de Políticas Públicas na França: análise sequencial, análise cognitiva e análise de redes. Interface - Natal/RN - v. 5 - n.1-jan./jun.2008.

Downloads

Publicado

2019-08-21

Como Citar

Bastos, R. F., & Ferreira, E. B. (2019). n. 28 - OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO PNE 2014-2024: APONTAMENTOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.65860

Edição

Seção

Artigos