n. 31 - EDUCAÇÃO E DIGNIDADE: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DE GARANTIAS DE DIREITOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.63687

Palavras-chave:

Educação, Constituição, Política Pública, Igualdade

Resumo

Discutir educação implica debater sua relação com a dignidade, pois, educação e dignidade são construções históricas ou garantias de direitos. Partindo deste ponto, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve reflexão sobre educação, cujo pressuposto tem que  pensar uma organização sistêmica eficiente e eficaz para a educação é uma tarefa complexa do ponto de vista teórico e prático, e nesse sentido necessário de faz sempre voltar o olhar para os marcos regulatórios do processo de formulação das políticas educacionais. Numa perspectiva da pesquisa qualitativa, como caminho metodológico, faremos uma reflexão teórica, tendo como base, as constituições brasileira. Considerando que a educação, nos termos da Constituição Federal Brasileira de 1988, é direito público subjetivo e, como tal, condição indispensável ao exercício da cidadania, abordamos questões relacionadas a itens consagrados na referida CF., dentre os quais garantias de direito à educação e respeito à dignidade humana e ainda apontaremos a importância da participação das pessoas nos processos decisórios, na formulação das políticas públicas, na execução de programas e projetos de interesse coletivo e na fruição de seus resultados de forma desconcentrada. Concluímos,  aludindo que o Estado deve concretizar a efetivação do direito à educação,  como direito humano conquistado por uma coletividade, fruto de longa e árdua luta.

 



Biografia do Autor

Maria Dolores Fortes Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Professora de graduação e pós graduação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL CEDU PPGE; Doutora e Mestre em Educação – PUC/SP-CNPq  e UB (Barcelona); Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga - UNISA; Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Buenos Aires); Especialista em Educação em Valores Humanos; líder do Grupo de Pesquisa PAII (Praticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras), Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas), GIAD (Grupo de Investigação e Assessoramento Didático. UB) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona); autora de diversos artigos e livros.

Marly do Socorro Peixoto Vidinha, Secretaria de Educação Estadual de Alagoas

Professora da rede pública estadual de Alagoas, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Inspeção Educacional pela Universidade Federal de Alagoas; Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Nacional CUYO - Mendonza - Argentina. Membro da Diretoria da UNCME / Vice-Presidente Nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação; Membro do Conselho Estadual de Educação de Alagoas/Conselheira Presidente da Câmara de Educação Superior; Conselheira Presidente do Conselho Municipal de Messias/Al. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas e Legislação Educacional; Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa PAII (Praticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras)

Elione Maria Nogueira Diógenes, Universidade Federal de Alagoas

Tem sólida experiência como docente/gestora da Educação Básica. Graduou-se em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC);  Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela mesma Universidade;  Doutorado e o pós-doutorado em Políticas Públicas no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. `Professora Associado I da Universidade Federal de Alagoas; Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da UFC e Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Sociais e Educação (GEPE). Assumiu a Coordenação da Assessoria em Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública (AEDHESP) vinculada à Reitoria da UFAL. É docente-orientadora do Programa Residência Pedagógica da CAPES. Temáticas de interesse: políticas públicas, avaliação de políticas públicas, políticas públicas de educação (gestão educacional, educação não formal), avaliação de políticas públicas de educação, educação em direitos humanos, direitos humanos, segurança pública e suas interfaces.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9237-6667

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

Fortes Alves, M. D., Peixoto Vidinha, M. do S., & Nogueira Diógenes, E. M. (2019). n. 31 - EDUCAÇÃO E DIGNIDADE: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DE GARANTIAS DE DIREITOS?. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.63687

Edição

Seção

Artigos