n. 22 - NOVOS PARÂMETROS DE GESTÃO NA ESCOLA PÚBLICA: O PERFIL E OS SENTIDOS MERITOCRÁTICOS CONTIDOS NO PROCESSO DE REFORMA EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66495Palavras-chave:
Meritocracia, Reforma Educacional, Responsabilização.Resumo
O artigo pretende analisar questões referentes aos temas reforma educacional e gestão escolar no contexto da rede estadual de ensino de Goiás. A pesquisa origina-se da análise de documentos oficiais da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e do Esporte - Seduce, em especial, os relativos aos programas Pacto pela Educação, Programa Reconhecer, Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e Currículo-Referência e de revisão da literatura realizada por meio de investigação sistemática de dissertações e teses defendidas na área educacional sobre o tema. Para identificar com maior precisão o objeto da pesquisa, a investigação tem como base a análise dos programas governamentais descritos, cujo objetivo foi alterar o modelo de gestão, avaliação e currículo praticado na rede estadual de ensino de Goiás e compreender as consequências desse processo na condução da gestão e organização das escolas públicas. O resultado demonstra a influência dos conceitos de responsabilização e meritocracia nos contornos assumidos pela reforma educacional e sua inflexão sobre a gestão do sistema educativo no Estado de Goiás.
Referências
ALMEIDA, Rosivaldo Pereira de. Armadilhas no labirinto: escolarização e trabalho docente desafiados pelo Pacto da Educação em Goiás. 2018. 221f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
ALVES, Cleudimar Rosa. Políticas públicas educacionais: a reestruturação produtiva do capital e o Pacto pela Educação em Catalão Goiás. 2015. 160f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Geografia da Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Catalão, 2015.
ARAÚJO JÚNIOR, João Ferreira de. O trabalhador da educação e a acumulação flexível do capital: um estudo do posicionamento do Sintego frente à política educacional de Goiás. 2013. 128f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2013.
CARMO, Rafael Moreira do Carmo. Políticas Educacionais no Ensino Médio e seus efeitos sobre o trabalho docente no Estado de Goiás. 2014. 259f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás,2014.
COSTA, Rosângela do Nascimento. Impactos da avaliação diagnóstica nas aulas de Língua Portuguesa das escolas de Quirinópolis-Goiás. 2014. 139f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras (FL) - Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Goiânia, 2014.
FERNANDES, Silvia Reis. Concepções e práticas vigentes em escolas públicas: a influência das políticas educacionais no trabalho dos professores.2015. 108f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Goiânia, 2015.
MATOS, Milena de Oliveira. O Currículo e o seu papel no ensino: compreensão de docentes de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental II das Escolas Estaduais em Goiânia. 2018. 122f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Universidade Federal de Goiás, 2018.
MEDEIROS, Daniela Silva Mendes. A avaliação diagnóstica da Secretaria da Educação do Estado de Goiás: das intenções às ações. 2013. 96f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal de Goiás, 2013.
MELO, Viviane Pereira da Silva. Avaliação em larga escala: repercussões do IDEB na visão dos diretores de escola da rede estadual de Goiás. 2018. 182 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
MOURA, Priscila de Oliveira. O Sistema de bônus/prêmio na reforma Pacto pela Educação (Seduc/Goiás 2011-2014). 2016. 112f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
OBSERVATORIO. Observatório do PNE. http://www.observatoriodopne.org.br. Acesso em 20/12/2018
PESSONI, Lucineide Maria de Lima. Internacionalização das políticas educacionais, finalidades educativas escolares e qualidade de ensino: a reforma educativa no Estado de Goiás. 2017. 211f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2017.
SILVA, Simonia Peres da. O processo de implementação das políticas educacionais e repercussões nas formas de gestão da escola e no processo de ensino-aprendizagem: o Pacto pela Educação em Goiás. 2014. 249f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, 2014.
SILVA, Ana Paula Gomes Vieira. O Currículo Referência da rede estadual de educação de Goiás: implicações nas atividades de professores de Ciências. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018a.
SILVA, Cleuton Martins. Projeto Aprender+: Uma Análise dos Itens de Matemática nos cadernos dos 1º e 2º Bimestres em Relação ao Desenvolvimento de Competências e Habilidades.2018. 206f. Dissertação (Mestrado). Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia - Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás. Catalão, 2018b.
SILVA, Luís Gustavo A; SAMPAIO, César Luis. Trabalho e autonomia do coordenador pedagógico no contexto das políticas públicas educacionais implementadas no Estado de Goiás. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [Online]. 2015, vol.23, n.89, pp.964-983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.