n. 22 - NOVOS PARÂMETROS DE GESTÃO NA ESCOLA PÚBLICA: O PERFIL E OS SENTIDOS MERITOCRÁTICOS CONTIDOS NO PROCESSO DE REFORMA EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66495

Palavras-chave:

Meritocracia, Reforma Educacional, Responsabilização.

Resumo

O artigo pretende analisar questões referentes aos temas reforma educacional e gestão escolar no contexto da rede estadual de ensino de Goiás. A pesquisa origina-se da análise de documentos oficiais da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e do Esporte - Seduce, em especial, os relativos aos programas Pacto pela Educação, Programa Reconhecer, Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e Currículo-Referência e de revisão da literatura realizada por meio de investigação sistemática de dissertações e teses defendidas na área educacional sobre o tema. Para identificar com maior precisão o objeto da pesquisa, a investigação tem como base a análise dos programas governamentais descritos, cujo objetivo foi alterar o modelo de gestão, avaliação e currículo praticado na rede estadual de ensino de Goiás e compreender as consequências desse processo na condução da gestão e organização das escolas públicas. O resultado demonstra a influência dos conceitos de responsabilização e meritocracia nos contornos assumidos pela reforma educacional e sua inflexão sobre a gestão do sistema educativo no Estado de Goiás.

Biografia do Autor

Luís Gustavo Alexandre da Silva, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Educação e Professor Associado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Referências

ALMEIDA, Rosivaldo Pereira de. Armadilhas no labirinto: escolarização e trabalho docente desafiados pelo Pacto da Educação em Goiás. 2018. 221f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

ALVES, Cleudimar Rosa. Políticas públicas educacionais: a reestruturação produtiva do capital e o Pacto pela Educação em Catalão Goiás. 2015. 160f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Geografia da Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Catalão, 2015.

ARAÚJO JÚNIOR, João Ferreira de. O trabalhador da educação e a acumulação flexível do capital: um estudo do posicionamento do Sintego frente à política educacional de Goiás. 2013. 128f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2013.

CARMO, Rafael Moreira do Carmo. Políticas Educacionais no Ensino Médio e seus efeitos sobre o trabalho docente no Estado de Goiás. 2014. 259f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás,2014.

COSTA, Rosângela do Nascimento. Impactos da avaliação diagnóstica nas aulas de Língua Portuguesa das escolas de Quirinópolis-Goiás. 2014. 139f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras (FL) - Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Goiânia, 2014.

FERNANDES, Silvia Reis. Concepções e práticas vigentes em escolas públicas: a influência das políticas educacionais no trabalho dos professores.2015. 108f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Goiânia, 2015.

MATOS, Milena de Oliveira. O Currículo e o seu papel no ensino: compreensão de docentes de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental II das Escolas Estaduais em Goiânia. 2018. 122f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Universidade Federal de Goiás, 2018.

MEDEIROS, Daniela Silva Mendes. A avaliação diagnóstica da Secretaria da Educação do Estado de Goiás: das intenções às ações. 2013. 96f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal de Goiás, 2013.

MELO, Viviane Pereira da Silva. Avaliação em larga escala: repercussões do IDEB na visão dos diretores de escola da rede estadual de Goiás. 2018. 182 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

MOURA, Priscila de Oliveira. O Sistema de bônus/prêmio na reforma Pacto pela Educação (Seduc/Goiás 2011-2014). 2016. 112f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

OBSERVATORIO. Observatório do PNE. http://www.observatoriodopne.org.br. Acesso em 20/12/2018

PESSONI, Lucineide Maria de Lima. Internacionalização das políticas educacionais, finalidades educativas escolares e qualidade de ensino: a reforma educativa no Estado de Goiás. 2017. 211f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2017.

SILVA, Simonia Peres da. O processo de implementação das políticas educacionais e repercussões nas formas de gestão da escola e no processo de ensino-aprendizagem: o Pacto pela Educação em Goiás. 2014. 249f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, 2014.

SILVA, Ana Paula Gomes Vieira. O Currículo Referência da rede estadual de educação de Goiás: implicações nas atividades de professores de Ciências. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018a.

SILVA, Cleuton Martins. Projeto Aprender+: Uma Análise dos Itens de Matemática nos cadernos dos 1º e 2º Bimestres em Relação ao Desenvolvimento de Competências e Habilidades.2018. 206f. Dissertação (Mestrado). Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia - Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás. Catalão, 2018b.

SILVA, Luís Gustavo A; SAMPAIO, César Luis. Trabalho e autonomia do coordenador pedagógico no contexto das políticas públicas educacionais implementadas no Estado de Goiás. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [Online]. 2015, vol.23, n.89, pp.964-983.

Downloads

Publicado

2019-07-18

Como Citar

Silva, L. G. A. da. (2019). n. 22 - NOVOS PARÂMETROS DE GESTÃO NA ESCOLA PÚBLICA: O PERFIL E OS SENTIDOS MERITOCRÁTICOS CONTIDOS NO PROCESSO DE REFORMA EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66495

Edição

Seção

Artigos