n. 8 - A DELIMITAÇÃO DO OBJETO NA PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64426Palavras-chave:
Objeto da Política Educacional, Políticas Educacionais, Análise de Programas e Projetos, Produção de conhecimentoResumo
O objetivo deste artigo é analisar as formas de delimitação do objeto do conhecimento na produção científica em política educacional. Trata-se de uma investigação que tem por base o estudo de resumos de teses e dissertações sobre o tema, produzidas de 2000 a 2010 em programas de pós-graduação em educação no Brasil. Do universo de 1.283 pesquisas sobre política educacional, foram analisados 149 trabalhos que tratam de planos, programas e projetos. O estudo permite concluir que a política educacional pauta a agenda de pesquisa na pós-graduação e que a fragmentação das ações no setor público tem uma repercussão direta na produção de conhecimento na área.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional n. 59. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 13 set. 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 mar. 2017.
CUNHA, L.A. Educação, Estado e democracia no Brasil. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995.
DAVIES, N. Levantamento bibliográfico sobre financiamento da educação no Brasil de 1988 a 2014. Educação em Revista, Marília, v.15, n.1, p.91-162, jan./jun., 2014. Disponível em: < http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/4749/3469 >. Acesso em: 13 ago. 17.
GAMBOA, S.S. Epistemologia da Pesquisa em Educação. Campinas: Praxis, 1998.
GAMBOA, S.S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2015.
GOHN, M.G. Educação não formal e Educador Social. São Paulo: Cortez, 2010.
MAINARDES, J. Reflexiones sobre el objeto de estudio de la política educativa. In: TELLO, C. (Comp.). Los objetos de la política educativa – hacia una caracterización del campo teórico. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Autores de Argentina, 2015, p. 25-42.
MAINARDES, J.; TELLO, C. A pesquisa no campo da política educacional: Explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 75, p. 1-13, jul. 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2331>. Acesso em: 06 ago. 2017.
OLIVEIRA, R.P. Financiamento da educação no Brasil: um estado da arte provisório e algumas questões de pesquisa. In: GOUVEIA, A.B.; SOUZA, A.R.; TAVARES, T. M. (Org.). Conversas sobre financiamento da educação no Brasil. Paraná: Editora da UFPR, 2006. p. 23-26.
SANTOS, A.L.F.; AZEVEDO, J.M.L. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42, p. 534-550, número especial, set./dez. 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a10.pdf >: Acesso em: 13 fev. 2017.
SILVA, A.A. (Coord.) et al. Produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil - 2000-2010: dados dos programas conceito 5 ou mais. [banco de dados]. Pesquisa financiada pelo CNPq, Edital/Chamada CNPq/CAPES nº 07/2011. Feira de Santana: Cede, 2014. Disponível em: <http://www2.uefs.br/cede/docs/a-producao-academica-em-politicas-educacinais-2000-2010.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2016.
SOUZA, A.R. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos em Políticas Educativas, v. 1, n. 1, p. 75-89, jan./jun. 2016.
SOUZA, A.R. A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando? Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 355-367, jul./dez. 2014.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão de literatura. Sociologias. Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-45222006000200003&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 14 jun. 2018.
SOUZA, K.R.; KERBAUY, M.T.M. A produção de conhecimento em políticas educacionais dos programas de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual Paulista no período 2009-2013. Revista on line de Política e Gestão da Educação, Rio Claro, n. 19, p. 141-159, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9381/6232 >. Acesso em: 10 abr. 2018.
STREMEL, S. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 315f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
TELLO, C. Los objetos de estúdio de la política educativa: tres argumentaciones epistemológicas para su análisis. In: TELLO, César (Comp.). Los objetos de la política educativa – hacia una caracterización del campo teórico. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Autores de Argentina, 2015, p. 43-63.
VELLOSO, J. Pesquisas no país sobre financiamento da educação: onde estamos? In: WITTMANNN, L.C.; GRACINDO, R.V.(Coord.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil 1991 a 1997. Brasília: ANPAE, Campinas: Editora Autores Associados, 2001. p. 119-132.
VOSGERAU, D.S.R.; ROMANOWSKI, J.P. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.
WITTMANNN, L.C.; GRACINDO, R.V. (Coord.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil 1991 a 1997. Brasília: ANPAE, Campinas: Editora Autores Associados, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.