n. 19 -MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64555

Palavras-chave:

Gênero e diversidade sexual, Teses e dissertações, Formação inicial, Política educacional

Resumo

O presente trabalho é recorte de uma pesquisa de doutorado que analisou a trajetória de inserção das disciplinas nos cursos de Pedagogia com foco nos marcadores sociais de gênero e diversidade sexual ofertadas em três instituições federais de ensino superior em Minas Gerais. Neste artigo busco examinar a produção científica sobre a formação docente, especialmente o curso de Pedagogia e a abordagem de gênero, sexualidade e diversidade sexual na formação inicial. O tipo de pesquisa utilizado foi de caráter bibliográfico e documental na perspectiva, cujas fontes permearam teses e dissertações da Base de dados da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e relatórios de pesquisa. O tratamento metodológico das fontes de pesquisa efetivou-se por meio da análise crítica das produções científicas e documentais. Os resultados encontrados revelam que a maior parte das teses e dissertações concentram-se na identidade profissional e os diversos aspectos que permeiam a percepção da identidade docente; o segundo grupo de trabalhos de pesquisas focalizaram a inserção da temática de gênero e sexualidade nas matrizes curriculares do curso de Pedagogia em Instituições Públicas de Ensino Superior; no terceiro eixo de pesquisas estão centradas em análises dos discursos dos discentes do curso de Pedagogia e a abordagem da temática das relações de gênero e sexualidade.

Biografia do Autor

Alexandre Gomes Soares, Professor Adjunto na Faculdade Única de Contagem Coordenador Pedagógico no 1º e 2º Ciclo na Prefeitura de Belo Horizonte

Doutor em Educação (USP),Mestre em Educação Tecnológica (CEFET/MG), Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI, Pós-graduado em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela UFF,Pós-graduado em História e Culturas Políticas pela UFMG, Pós-graduado em Educação
Empreendedora pela UFSJ, Pós-graduado em Educação Profissional Integ. a Ed. Bás. na Educação de Jovens e
Adultos (CEFET-MG), Licenciado em Pedagogia pela UNINOVE, Bacharel Licenciado em História pela PUC-Minas.
Membro do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES) credenciado no CNPq.Possuo experiência nas áreas de gestão em saúde, docência e formação de professores (temas em Educação: Gênero, Sexualidade/Diversidade, Currículo, Formação Docente). Atua como Professor Adjunto na Faculdade Única de Contagem e Coordenador Pedagógico no 1º e 2º Ciclo na Prefeitura de Belo Horizonte.

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Publicado

2019-07-18

Como Citar

Soares, A. G. (2019). n. 19 -MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO BRASIL. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64555

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