n. 3 - AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: O CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL.
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61719Palavras-chave:
Organizações Sociais. Reforma do Estado. Educação Infantil. Parcerias.Resumo
Discute-se acerca da transferência de serviços não-exclusivos do Estado para o setor público não-estatal proporcionada pela Emenda Constitucional 19/1998 e pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado. A fim de aprofundar o debate a partir de um caso concreto, o presente estudo se fixou nas parcerias estabelecidas entre o Distrito Federal e as Organizações da Sociedade Civil para a oferta de atendimento educacional aos estudantes com idades entre 0 e 5 anos. Como percurso metodológico, elegeu a análise documental, centrando-se nos marcos legais que disciplinam a transferência de serviços não-exclusivos e no fluxo de matrículas na Educação Infantil entre os anos de 2012 a 2017, realizando estudos comparativos entre as matrículas em unidades próprias e em instituições conveniadas. Também foram analisados os gastos com fomento das instituições conveniadas, comparando-os com os valores investidos na Rede Oficial. Como resultado do estudo, ficou evidenciada a ampliação da oferta de vagas para os estudantes da Educação Infantil nas Organizações da Sociedade Civil (OSC), apontando para a transferência de serviços não-exclusivos do Estado como política para o atendimento educacional nessa etapa da Educação Básica, em especial na creche (0 a 3 anos). Também foi possível constatar o aumento dos valores investidos pelo Distrito Federal com o fomento à OSC, em detrimento do investimento na Rede Oficial.
Palavras-Chave: Organizações Sociais. Reforma do Estado. Educação Infantil. Parcerias.
Referências
ADRIÃO, T; BORGHI, R. F.; GARCIA, T. As parcerias público-privadas para a oferta de vagas na educação infantil: um estudo em municípios paulistas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 231, p. 285-301, maio/ago. 2011.
BRASIL. Constituição [de 1988] da República Federativa do Brasil. (1988). Diário Oficial da União: Brasília, 1988.
______. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. 1995.
______. Lei n. 9.637/1998, de 15 de maio de 1998 . Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do Programa Nacional de Publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 15 de mai. 1998.
______. Emenda Constitucional n. 19/98, de 04 de junho de 1998. Modifica o regime e dispõe sobre princípios e normas da Administração Pública, servidores e agentes políticos, controle de despesas e finanças públicas e custeio de atividades a cargo do Distrito Federal, e dá outras providências. DOU. Brasília, 04 de jun. 1998.
______ Lei n. 9.790/1999, de 23 de março de 1999. Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e da outras providencias. Diário Oficial da União. Brasília, 15 de mai. 1999.
______. Emenda Constitucional n. 59/2009, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214. DOU. Brasília, 11 de nov. 2009.
______. Censo Demográfico 2010. CD 1.09. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
______. Supremo Tribunal Federal. ADI 1923, de 2011. Disponível em: www.stf.jus.br. Acesso em: 13 set. 2017.
______. Lei n. 13.019/2014, de 01 de agosto de 2014. Estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, mediante a execução de atividades previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em cooperação com organizações da sociedade civil; altera as Leis nos 8.429/92, e 9.790/99. Brasília, 01 ago. 2014.
BRESSER-PEREIRA, Luiz. Carlos. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, 47(1) janeiro-abril 1996. Brasília, maio de 1996.
DI PIETRO, Maria. Sylvia Zanella. Reflexões sobre as parcerias público-privadas. Disponível em http://www.azevedosette.com.br/ppp/artigos/reflexoes.html. Acesso em 20 de maio de 2018.
DISTRITO FEDERAL. Lei Orgânica do Distrito Federal, de 08 de junho de 1993. Diário Oficial do Distrito Federal. Diário oficial do Distrito Federal. Brasília, 1993.
______. Secretaria de Estado de Educação do DF. Censo Escolar da Rede Pública de Ensino. Brasília, 2012.
______. Tribunal de Contas do Distrito Federal. Processo TCDF 20440/2012, que dispõe sobre o acesso às creches. Brasília, 2013.
______. Secretaria de Estado de Educação do DF. Censo Escolar da Rede Pública de Ensino. Brasília, 2013.
______ Secretaria de Estado de Educação do DF. Censo Escolar da Rede Pública de Ensino. Brasília, 2014.
______. Câmara Legislativa do Distrito Federal. Emenda à Lei Orgânica do DF n. 80/2014. Brasília, 2014.
______. Secretaria de Estado de Educação do DF. Censo Escolar da Rede Pública de Ensino. Brasília, 2015.
______. Lei Distrital n. 5.999/2015, de 14 de julho de 2015. Dispõe sobre o Plano Distrital de Educação do Distrito Federal 2015/2024. Diário Oficial do Distrito Federal. Brasília, 2015.
______. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Série Histórica do Censo Escolar da Rede Pública de Ensino do DF. Brasília, 2016.
______. Secretaria de Estado de Educação do DF. Censo Escolar da Rede Pública de Ensino. Brasília, 2017.
______. Câmara Legislativa do Distrito Federal. Estudo Técnico 02/2017 acerca dos gastos com as Organizações Sociais na Oferta de Creches. Brasília, 2017.
______. SIGGO. Relatório de Execução Fiscal do Distrito Federal. Brasília, 2018. Acesso em: 02 de maio de 2018.
DOMICIANO, Cássia Alessandra. O Programa Bolsa Creche: um estudo comparativo dos municípios paulistas de Hortolândia e Piracicaba: uma proposta para alocação de recursos estatais à Educação privada? 228 f. 2009. Dissertação – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.
GRAEF, Aldino. Objetivos e características fundamentais do modelo das organizações sociais. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – Parcerias Estratégicas. Volume 20. Número 41. Dezembro de 2015.
NUNES, Edson de Oliveira. Agências Reguladoras e Reforma do Estado no Brasil: inovação e continuidade no sistema político-institucional. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
PIRES, Maria Coeli Simões. Reforma do Estado e Organizações Sociais. Disponível em:www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/reforma_do_estado_e_organizacoessociais.pdf
WHITE, S. Interpreting the "third way": a tentative overview. Dept. of Political Science, MIT, Cambridge: MA, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.