n. 3 - AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: O CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL.

Autores

  • Roger Pena de Lima Universidade de Brasília
  • Remi Castioni Universidade de Brasília - UNB

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61719

Palavras-chave:

Organizações Sociais. Reforma do Estado. Educação Infantil. Parcerias.

Resumo

Discute-se acerca da transferência de serviços não-exclusivos do Estado para o setor público não-estatal  proporcionada pela Emenda Constitucional 19/1998 e pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado. A fim de aprofundar o debate a partir de um caso concreto, o presente estudo se fixou nas parcerias estabelecidas entre o Distrito Federal e as Organizações da Sociedade Civil para a oferta de atendimento educacional aos estudantes com idades entre 0 e 5 anos. Como percurso metodológico, elegeu a análise documental, centrando-se nos marcos legais que disciplinam a transferência de serviços não-exclusivos e no fluxo de matrículas na Educação Infantil entre os anos de 2012 a 2017, realizando estudos comparativos entre as matrículas em unidades próprias e em instituições conveniadas. Também foram analisados os gastos com fomento das instituições conveniadas, comparando-os com os valores investidos na Rede Oficial. Como resultado do estudo, ficou evidenciada a ampliação da oferta de vagas para os estudantes da Educação Infantil nas Organizações da Sociedade Civil (OSC), apontando para a transferência de serviços não-exclusivos do Estado como política para o atendimento educacional nessa etapa da Educação Básica, em especial na creche (0 a 3 anos). Também foi possível constatar o aumento dos valores investidos pelo Distrito Federal com o fomento à OSC, em detrimento do investimento na Rede Oficial.

Palavras-Chave: Organizações Sociais. Reforma do Estado. Educação Infantil. Parcerias.

Biografia do Autor

Roger Pena de Lima, Universidade de Brasília

Analista de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Ocupou os cargos de Gerente de Educação Básica, Gerente de Escolas de Natureza Especial e de Assessor Especial da Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do DF. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Remi Castioni, Universidade de Brasília - UNB

Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade de Brasília, classe Associado, atuando na Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação. É membro também do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional. Tem experiência na área de políticas públicas e federalismo. Atua no tema da transição entre educação e trabalho, com ênfase em qualificação profissional, certificação profissional e ensino médio e ainda nos seguintes temas: educação, qualificação profissional, políticas de educação, sistema nacional de emprego, desenvolvimento regional. Foi membro do Fórum Nacional de Educação - FNE e do Fórum Distrital de Educação - FDE. É membro do conselho editorial da Revista Com Censo da SEEDF e do corpo editorial da Editora CulturaTrix. É presidente da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha - APEC

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

de Lima, R. P., & Castioni, R. (2019). n. 3 - AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: O CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERAL. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.61719

Edição

Seção

Artigos