Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Educar em Revista
Actual
Equipo editorial
Edições
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
V. 38 CURITIBA 2022
V. 38 CURITIBA 2022
Publicado:
2022-03-14
Educar em Revista: 45 Anos! Luta em prol da divulgação científica e da democracia
Educar em Revista
PDF (Português (Brasil))
Demanda Contínua
(Re)constituir-se: formação de professoras para educação das crianças
Míria Izabel Campos, Magda Sarat
PDF (Português (Brasil))
Implementação de uma política educacional no contexto da pandemia de Covid-19: o REANP em Minas Gerais
Carla da Conceição de Lima, Maria Elizabete Neves Ramos, André Luiz Regis de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
Políticas de acesso e permanência na Universidade do Texas, Austin (EUA): elementos para reflexão sobre o caso brasileiro
Rosana Rodrigues Heringer
PDF (Português (Brasil))
O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente
Elimar Ponzzo Dutra Leal, Beatriz de Basto Teixeira
PDF (Português (Brasil))
Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880
Vera Teresa Valdemarin
PDF (Português (Brasil))
La formación de maestros en educación ambiental. Una experiencia con base a la elaboración de situaciones problema y alternativas de solución
Raul Calixto Flores
PDF
Retórica, escrita jornalística e instrução: narrativas políticas em disputa no Império brasileiro (Minas Gerais, 1825-1832)
Mônica Yumi Jinzenji, Priscilla Samantha Barbosa Verona
PDF (Português (Brasil))
Por mais experiências estéticas da natureza em escolas públicas de educação básica
Valéria Ghisloti Iared, Alberto Cabral Ferreira, Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Política de ação afirmativa e as relações raciais na educação: o caso das cotas raciais da Universidade Federal de Alagoas
Fabson Calixto da Silva, Edna Cristina do Prado
PDF (Português (Brasil))
Universidade em disputa: ecos dos itinerários de Aparício Cora de Almeida no tempo presente (Porto Alegre - RS)
Marcos Luiz Hinterholz, Doris Bittencourt Almeida
PDF (Português (Brasil))
A escola como fábrica de índices e as “novas” formas de exclusão: os “inclassificáveis”
Elizabete Bassani, Hiran Pinel
PDF (Português (Brasil))
Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira
Iana Gomes de Lima, Ricardo Boklis Golbspan, Graziella Souza dos Santos
PDF (Português (Brasil))
Ações municipais de Londrina-PR na estruturação da profissão de professor (1934 -1963)
Tony Honorato, Bruna Ester Gomes Yamashita
PDF (Português (Brasil))
Ciclo de alfabetização no Espírito Santo na década de 1990: condições de implementação e bases conceituais
Cláudia Maria Mendes Gontijo, Dania Monteiro Vieira Costa, Cleonara Maria Schwartz
PDF (Português (Brasil))
Percepções de licenciandos sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado
Fábio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes
PDF (Português (Brasil))
Percepções nietzschianas sobre a Gestão Democrática Escolar: uma conjunção teórica possível
Carlos César Macêdo Maciel, Pérsida da Silva Ribeiro Miki
PDF (Português (Brasil))
Ensino de filosofia e bilinguismo: dilemas e desafios da recepção filosófica
Edson Teixeira de Rezende, Geraldo Balduino Horn, Sueli de Fatima Fernandes
PDF (Português (Brasil))
A qualidade da educação pode ser demandada ao Conselho Tutelar?
José Almir do Nascimento, Alice Mirian Happ Botler
PDF (Português (Brasil))
Educação ambiental em Duque de Caxias, RJ: contradições entre o discurso hegemônico e as questões socioambientais do território
Marcio Douglas Floriano, Carlos Frederico Loureiro
PDF (Português (Brasil))
“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes
João Paulo Gama Oliveira, Lisiane Sias Manke, Roselusia Teresa de Morais Oliveira
PDF (Português (Brasil))
Entrevistas
Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa
Maria Lúcia Resende Lomba, Luciano Mendes Faria Filho
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Educação de Jovens e Adultos, políticas e processos educativos democráticos
Apresentação – Educação de Jovens e Adultos: uma análise de políticas públicas, dos sujeitos e de processos educativos
Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Políticas Públicas de Educação de Adultos em Portugal – inovações e desafios
Carmen Cavaco
PDF (Português (Brasil))
PDF (Français (Canada))
La Educación de Jóvenes y Adultos en Venezuela: anotaciones sobre sus fundamentos, estado actual y perspectivas
Samuel H. Carvajal Ruíz
PDF
Políticas Públicas de/para a Educação de Jovens e Adultos: um balanço de artigos publicados no Portal de Periódicos CAPES
Gilvanice Barbosa da Silva Musial, Jurandir de Almeida Araújo
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Educação de Jovens e Adultos e sua interface com a Educação do Campo: análise da produção em periódicos
Ivanilde Apoluceno de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
PDF
Formación de Educadores de Jóvenes y Adultos en Brasil: análisis y perspectivas desde los Seminarios Nacionales
María Victoria González Peña, Leôncio Soares
PDF
Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA
Ana Maria Soek, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, Sonia Maria Chaves Haracemiv
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização
Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades
Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes, Paulo Marinho
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia
José Carlos dos Santos Debus, Ângela Balça
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Dossiê - Educação Rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente
Apresentação - Educação rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente (Brasil e México, Século XX)
Flávio Anício Andrade, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
PDF (Português (Brasil))
PDF
La casa del estudiante indígena y la educación rural en México (1926-1932)
Marco Calderon Mólgora
PDF
Entre montañas y nogales: la historia de la escuela primaria rural “niños héroes” de el pueblito, Santa María del Río, México
Rosa Elena Salazar Meléndez
PDF
A influência mexicana na educação brasileira: as missões culturais de educação como modelo para as missões rurais de educação
Flávio Anício Andrade
PDF (Português (Brasil))
PDF
“Introduzir-se como observador da educação rural”: o itinerário, o calendário e o mapa de Lourenço Filho no México (1947 – 1951)
Rony Rei do Nascimento Silva, Ilka Miglio de Mesquita
PDF (Português (Brasil))
PDF
Diálogos entre a capital e o interior: singularidades da formação de professores rurais no Paraná
Thais Bento Faria, Analete Regina Schelbauer
PDF (Português (Brasil))
PDF
Estratégias e táticas na formação do professor primário rural em Sergipe (1946 – 1963)
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Maryluze Souza Santos Siqueira
PDF (Português (Brasil))
PDF
Formação de professoras normalistas rurais com consciência agrícola em uma escola técnica federal brasileira (1954-1961)
Nilce Vieira Campos Ferreira
PDF (Português (Brasil))
PDF
A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970)
Rosa Fátima Souza Chaloba
PDF (Português (Brasil))
PDF
La construcción de sentidos en torno de la escuela primaria en localidades rurales de cerro de san pedro, méxico (1926–1964)
René Medina Esquivel
PDF
Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente
Apresentação - Docência: entre processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos
Carmen Teresa Gabriel, Marcus Leonardo Bomfim Martins
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Limites democráticos de um projeto de formação comum a todos
Talita Vidal Pereira, Matheus Saldanha do Amaral Reis
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Currículo, Gobierno y Sociedad: la educación media y la formación de sujetos sociales en Colombia (1956 - 2015)
Luis Fernando Vásquez Zora
PDF
Mas, afinal, que sujeito é esse? Dilemas éticopolíticos, concepções de democracia e os sujeitos da aprendizagem na BNCC do Ensino Médio
Marcia de Almeida Gonçalves, Daniel Pinha
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Relação sujeito/conhecimento nas políticas de currículo da educação em ciências dos últimos tempos: contribuições pós-estruturais ao debate
Clívio Pimentel Júnior
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Certificação de Jovens e Adultos, experiência e conhecimento em Ciências: notas para os campos do Currículo e da Avaliação
André Vitor Fernandes dos Santos, Juliana Marsico, Cecília dos Santos Oliveira
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Da responsabilidade ética do responder para que serve a escola
Maria Santos, Elizabeth Macedo
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença
Sirley Lizott Tedeschi, Ruth Pavan
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos
Marcus Pereira Novaes, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente
Fernanda Lahtermaher, Giseli Barreto da Cruz
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Escolarização, adolescência e a ubiquidade do entretenimento: práticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil
ROBERTO RAFAEL DIAS DA SILVA
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Os conhecimentos e sujeitos da Educação Ambiental: historicizando experiências formativas no Parque Nacional de Itatiaia (1937-2020)
Kemily Toledo-Quiroga, Marcia Serra Ferreira
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia
Janete Magalhães Carvalho, Sandra Kretli da Silva, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Reflective Portfolios as decolonial pedagogical practices
Juliana Crespo Lopes, Jana Stará
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))
Dossiê Pierre Bourdieu – após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em educação?
Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas
Ione Ribeiro Valle, Adriane Knoblauch
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Bourdieu e o Brasil: esboço de uma genealogia acadêmica
Camila Ferreira da Silva, Amurabi Oliveira
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Mobilização do legado de Pierre Bourdieu 20 anos depois: a atualidade de um debate para a educação
Cristina Carta Cardoso de Medeiros
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
(Re)lendo Bourdieu a partir da obra de Maria Helena Souza Patto
Lygia de Sousa Viégas, Jackson Barbosa da Costa, Adriana Marcondes Machado
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
O espaço das desigualdades educativas em São Paulo e em Recife
Daniela Maria Ferreira, Graziela Serroni Perosa, Frédéric Lebaron
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI
Maria da Graça Jacintho Setton, Paulo Rogério da Conceição Neves
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Escolha de uma escola federal de ensino médio integrado do interior brasileiro: a atualidade das contribuições de Bourdieu
Bruna Tatianne Moura de Queirós, Tânia de Freitas Resende, Débora Cristina Piotto
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Socialização acadêmica de estudantes em uma universidade pública de pesquisa: variações da experiência estudantil na relação com o capital cultural
Célia Elizabete Caregnato, Bernardo Sfredo Miorando, Julio César Baldasso
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Desafios simbólicos da universidade: a perspectiva de estudantes sobre a permanência
Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Campo, habitus e illusio – a tríade conceitual de Pierre Bourdieu no exercício de investigar a constituição de um subcampo acadêmico (das mídias e tecnologias) na Educação Física brasileira
Cristiano Mezzaroba, Jaison José Bassani
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química
Francisca das Chagas Alves da Silva, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
PDF (Português (Brasil))
PDF
Palabras clave
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Free cookie consent management tool by
TermsFeed