Apresentação - Docência: entre processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos

Autores

Palavras-chave:

Docência, Sujeito, Conhecimento, Pós-fundacional

Resumo

A questão da docência constitui-se como temática clássica nos estudos do campo educacional. Ela envolve dimensões políticas, éticas, epistemológicas e ontológicas que se movimentam em direções e sentidos que dependem da perspectiva armada para ver. Argumentamos neste texto que o sentido de docência no qual interessa-nos investir é produzido em meio a processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos. A partir de uma postura epistêmica pós-fundacional (MARCHART, 2009; LACLAU, 2005, 2011) que radicaliza a crítica aos subjetivismos transcendentais e aos objetivismos deterministas na interpretação do Social, optamos por construir nossas argumentações a partir de eixos que, em nosso entender, consistem em aporias que permitem, simultaneamente, compreender, problematizar e participar do processo de significação da docência. Universal/particular, subjetividade/objetividade, teoria/prática, ensino/aprendizagem, ciência/pedagogia e escola/universidade foram os eixos selecionados para participar do referido processo.

Biografia do Autor

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora titular de Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do Grupo de Estudos Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH/UFRJ/CNPq).

Marcus Leonardo Bomfim Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Professor da área de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faced/UFJF), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo e Ensino de História (GAPECEH/UFJF/CNPq).

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Gabriel, C. T., & Martins, M. L. B. (2022). Apresentação - Docência: entre processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88204

Edição

Seção

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente