Apresentação - Docência: entre processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos

Autores/as

Palabras clave:

Docência, Sujeito, Conhecimento, Pós-fundacional

Resumen

A questão da docência constitui-se como temática clássica nos estudos do campo educacional. Ela envolve dimensões políticas, éticas, epistemológicas e ontológicas que se movimentam em direções e sentidos que dependem da perspectiva armada para ver. Argumentamos neste texto que o sentido de docência no qual interessa-nos investir é produzido em meio a processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos. A partir de uma postura epistêmica pós-fundacional (MARCHART, 2009; LACLAU, 2005, 2011) que radicaliza a crítica aos subjetivismos transcendentais e aos objetivismos deterministas na interpretação do Social, optamos por construir nossas argumentações a partir de eixos que, em nosso entender, consistem em aporias que permitem, simultaneamente, compreender, problematizar e participar do processo de significação da docência. Universal/particular, subjetividade/objetividade, teoria/prática, ensino/aprendizagem, ciência/pedagogia e escola/universidade foram os eixos selecionados para participar do referido processo.

Biografía del autor/a

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora titular de Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do Grupo de Estudos Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH/UFRJ/CNPq).

Marcus Leonardo Bomfim Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Professor da área de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faced/UFJF), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo e Ensino de História (GAPECEH/UFJF/CNPq).

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

Gabriel, C. T., & Martins, M. L. B. (2022). Apresentação - Docência: entre processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos. Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88204

Número

Sección

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente