Estratégias e táticas na formação do professor primário rural em Sergipe (1946 – 1963)

Autores

Resumo

A pesquisa da qual resulta este artigo teve o objetivo de compreender como se configurou a formação do professor primário rural em Sergipe no recorte temporal de 1946 a 1963. Para tanto foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental aliadas à metodologia de História Oral para entrevistar nove professoras rurais sergipanas. Teoricamente operou-se com os conceitos de estratégia e tática como formulados por de Michel de Certeau (1996). Os resultados apontam que as estratégias governamentais e as táticas dos professores se apresentam como aspectos imprescindíveis para a compreensão da educação rural em Sergipe no período. Isto porque foi a partir dos Acordos de Cooperação Técnica estabelecidos entre o Brasil e os Estados Unidos, e das consequentes políticas nacionais e locais de educação para o meio rural, que foi possível entender como as estratégias do poder público são pensadas e operacionalizadas, e, ao ouvir as professoras relatarem suas representações acerca das práticas professorais, foi possível perceber suas táticas de formação e como elas estiveram atreladas a uma conjuntura que consorciou políticas educacionais, injunções políticas locais e disposição e disponibilidades pessoais.

Biografia do Autor

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdiisciplinar Formação humana, representações e identidades (GEPIFHRI)

Maryluze Souza Santos Siqueira, Univ

Professora da Universidade Tiradentes e técnica da Secretaria Municipal de Umbaúba e da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe. Doutora em Educação pela Universidade Tiradentes e líder do Grupo de Pesquisas Soceidade, Educação, História e Memória (GPSEHM)

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Barreto, R. A. D. N., & Siqueira, M. S. S. (2022). Estratégias e táticas na formação do professor primário rural em Sergipe (1946 – 1963). Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84495

Edição

Seção

Dossiê - Educação Rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente