Políticas Públicas de Educação de Adultos em Portugal – inovações e desafios

Autores

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação de adultos, Adultos pouco escolarizados

Resumo

O reduzido nível de escolaridade da população portuguesa tem sido um problema difícil de resolver, o que se deve, em parte, ao predomínio de políticas públicas de educação de adultos limitadas, fragmentadas e intermitentes, com estatuto periférico. Todavia, nas últimas duas décadas, ocorreu um investimento neste domínio e registou-se uma elevada adesão de adultos pouco escolarizados. O artigo visa analisar os elementos de inovação e os desafios inerentes às medidas integradas em políticas de educação de adultos, em Portugal, nas últimas duas décadas. Os dados empíricos derivaram de uma investigação qualitativa, com recurso a diversas técnicas – recolha documental e entrevistas semiestruturadas, com gestores e educadores de adultos, implicados nas medidas políticas, assim como entrevistas biográficas, com adultos certificados. Os resultados da investigação revelam a inovação e a complexidade inerentes às estruturas organizacionais responsáveis pelo diagnóstico e orientação de adultos pouco escolarizados, aos cursos de educação e formação de adultos, e ao processo de reconhecimento, validação e certificação de competências. Estas medidas políticas apresentam elementos de inovação que consistem na orientação e acompanhamento dos adultos, na valorização da sua experiência e em modos de trabalho pedagógico adequados a adultos. Estes elementos de inovação, que, em grande medida, permitiram uma elevada adesão dos adultos pouco escolarizados, também têm colocado importantes desafios aos coordenadores e educadores de adultos, confirmando a importância do investimento no acompanhamento e na formação destes profissionais.

Biografia do Autor

Carmen Cavaco, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |UIDEF

Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Formação de Adultos pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigadora da UIDEF. Áreas de investigação: Formação de adultos, adultos não escolarizados, adultos pouco escolarizados, políticas públicas de educação de adultos, formação experiencial, reconhecimento e validação de adquiridos experienciais, investigação biográfica. CV: https://www.cienciavitae.pt/5014-97AD-7401 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8261-7650 E-mail: carmen@ie.ulisboa.pt

Publicado

2022-03-14

Como Citar

Cavaco, C. (2022). Políticas Públicas de Educação de Adultos em Portugal – inovações e desafios. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82009

Edição

Seção

Dossiê - Educação de Jovens e Adultos, políticas e processos educativos democráticos