Política de ação afirmativa e as relações raciais na educação: o caso das cotas raciais da Universidade Federal de Alagoas

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Resumo

Este artigo é um desdobramento de uma pesquisa maior, cuja finalidade foi de compreender os efeitos da implementação das cotas raciais nos cursos de Direito e Medicina da Universidade Federal de Alagoas. As reflexões aqui delineadas, a partir da política de cotas raciais, percorrem os caminhos de questionamentos das relações raciais brasileiras (QUEIROZ, 2001), forjadas a partir de um discurso entre a democracia racial, a negação do racismo e a meritocracia, como elementos que interrogam desde a sua implementação e a sua continuidade. Para tanto, relatos dos estudantes cotistas e não cotistas foram captados por meio de entrevistas semiestruturadas com o objetivo de alcançar as experiências desta política em dois cursos de maior prestígio na academia. Compreendemos a política de cotas como um instrumento necessário, ainda hoje, para a promoção da população negra ao acesso ao ensino superior brasileiro, cuja marca de exclusão tem na raça e no racismo como fatores interpretativos. Porém, a permanência dos estudantes cotistas nesse espaço tem assinalado práticas de discriminação racial. Os estudantes cotistas, desse modo, têm encontrado maiores dificuldades de permanecer em seus cursos, vistos como diferentes, cujas capacidades intelectuais são colocadas em xeque, devido ao acesso à universidade via cotas raciais.

Biografia do Autor

Fabson Calixto da Silva, Universidade Federal de Alagoas

GRADUADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA (UFAL); MESTRADO EM EDUCAÇÃO (PPGE/UFAL); DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO (PPGE/UFAL)

PESQUISA E ESTUDA AS QUESTÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS AFIRMATIVAS, COTAS RACIAIS, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS, RACISMO E EDUCAÇÃO. 

Edna Cristina do Prado, UFAL

Pós-doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; (IE/UL); doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestrado em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ambos na área de políticas públicas para a EJA; especialização em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em docência e na gestão da educação básica e ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional; Políticas Públicas; Ensino Superior e Educação Jurídica.

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Publicado

2022-11-29

Como Citar

da Silva, F. C., & do Prado, E. C. (2022). Política de ação afirmativa e as relações raciais na educação: o caso das cotas raciais da Universidade Federal de Alagoas. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78267

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