Percepções nietzschianas sobre a Gestão Democrática Escolar: uma conjunção teórica possível
Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral compreender as críticas construídas por Friedrich Nietzsche à democracia e suas relações com a Gestão Escolar Democrática no Brasil. E como específicos: contextualizar a democracia quanto ao seu conceito e história; interpretar os princípios democráticos sob o enfrentamento do pensamento nietzschiano; analisar a Gestão Escolar Democrática brasileira sob a perspectiva nietzschiana. Ler, compreender e relacionar as ideias sobre a Gestão Escolar Democrática, apresentadas nos estudos bibliográficos e documentais, com as críticas de Nietzsche sobre a democracia, necessitou de um percurso metodológico singular. Em cada momento da pesquisa, a metodologia revelou não somente interpretações abstratas, mas uma realidade escolar que necessita ser constantemente reanalisada, em decorrência das contradições políticas e institucionais que afetam diretamente a democracia. Mesmo amparada legalmente, a gestão escolar historicamente vem sendo moldada conforme os princípios democráticos burgueses, adaptada a um viés meritocrático que espelha o ressentimento de uns e o júbilo de outros.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFQualis A1
Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Contatos: (55) 41- 3535-6207
E-mail: educar@ufpr.br
Contador ativo desde 10/09/2021