A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química

Autores

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu. Ensino de Química. Subcampo da Formação e Professores. Capital científico. Estratégias de subversão.

Resumo

Considerando a leitura analítica a partir da teoria dos campos formulada por Pierre Bourdieu, com foco na área de Ensino de Química e na estruturação do subcampo da formação de professores de química (FPQ), no presente texto discutimos o campo como espaço social tendo em vista o campo científico da química (CCQ), o habitus dos agentes, as posições, as disputas, interesses e as estratégias subversão estabelecidas pelo subcampo da FPQ para buscar seu espaço na química. Argumentamos sobre estas diferentes configurações a partir do olhar para o subcampo da FPQ, dominado no campo da química, ao analisarmos a produção científica da área de Ensino de Química e dados das plataformas Acácia e Sucupira. Neste processo utilizamos a metodologia praxiológica de Bourdieu e a sua análise relacional para dialogar sobre as estratégias desenvolvidas pelos agentes do subcampo da FPQ no CCQ para configurar capital próprio e estabelecer movimento de reconhecimento do habitus que não o habitus próprio do químico. Dentre tais estratégias se sobressaem a realização de eventos científicos, a produção em periódicos da área de Ensino de Química, formação de mestres e doutores nos programas de pós-graduação em que os agentes buscam a constituição de um capital científico e espaço para o reconhecimento do subcampo como pertencente ao campo da química.

Biografia do Autor

Francisca das Chagas Alves da Silva, Instituto Federal do Piauí/ Universidade Federal de Goiás

Professora da Educaçao Básica, Técnica e Tecnológica do Piauí, Campus Campo Maior; Doutorando em Química com enfase na área de Ensino de Química - Universidade Federal de Goiás (UFG).

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás

Doutora em Química, área de concentração Ensino de Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora adjunta do Instituto de Química e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG),

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Silva, F. das C. A. da, & Mesquita, N. A. da S. (2022). A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85997

Edição

Seção

Dossiê Pierre Bourdieu – após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em educação?