A constituição do subcampo da formação de professores de química e as estratégias de subversão para o seu reconhecimento no campo científico da Química
Palavras-chave:
Pierre Bourdieu. Ensino de Química. Subcampo da Formação e Professores. Capital científico. Estratégias de subversão.Resumo
Considerando a leitura analítica a partir da teoria dos campos formulada por Pierre Bourdieu, com foco na área de Ensino de Química e na estruturação do subcampo da formação de professores de química (FPQ), no presente texto discutimos o campo como espaço social tendo em vista o campo científico da química (CCQ), o habitus dos agentes, as posições, as disputas, interesses e as estratégias subversão estabelecidas pelo subcampo da FPQ para buscar seu espaço na química. Argumentamos sobre estas diferentes configurações a partir do olhar para o subcampo da FPQ, dominado no campo da química, ao analisarmos a produção científica da área de Ensino de Química e dados das plataformas Acácia e Sucupira. Neste processo utilizamos a metodologia praxiológica de Bourdieu e a sua análise relacional para dialogar sobre as estratégias desenvolvidas pelos agentes do subcampo da FPQ no CCQ para configurar capital próprio e estabelecer movimento de reconhecimento do habitus que não o habitus próprio do químico. Dentre tais estratégias se sobressaem a realização de eventos científicos, a produção em periódicos da área de Ensino de Química, formação de mestres e doutores nos programas de pós-graduação em que os agentes buscam a constituição de um capital científico e espaço para o reconhecimento do subcampo como pertencente ao campo da química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

