Ações municipais de Londrina-PR na estruturação da profissão de professor (1934 -1963)

Autores

  • Tony Honorato Universidade Estadual de Londrina. Professor Associados do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da UEL
  • Bruna Ester Gomes Yamashita Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Palavras-chave:

Profissão docente, Município, Política Pública, História da Educação, Paraná

Resumo

O presente trabalho trata da análise de um conjunto de ações do município de Londrina-PR relacionadas à estruturação da profissão de professor municipal (1934-1963). A temática está inserida na área de História da Educação, particularmente nos estudos sobre municipalismo na educação. A delimitação temporal proposta foi, por um lado, 1934, por ser o ano dos primeiros atos do poder público local em prol de subvencionar o contrato de professores, e, por outro lado, 1963, o ano de término da Campanha Nacional de Educação Rural que esteve marcadamente presente no aperfeiçoamento do professorado local coordenado pelo Departamento de Educação e Assistência Social – DEPAS. Os dados empíricos consultados foram relatórios do poder executivo, atas do poder legislativo e legislações. As análises permitiram compreender a estruturação da profissão de professor municipal mediante a sua introdução no quadro do funcionalismo público, previsão de vencimentos salariais, formação em instituições especializadas e participação em cursos de aperfeiçoamento pedagógico.

Biografia do Autor

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina. Professor Associados do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da UEL

Doutor em Educação Escolar pela UNESP. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Educação (EDU/CECA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Bruna Ester Gomes Yamashita, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor da Secretaria Municipal de Londrina.

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Honorato, T., & Yamashita, B. E. G. (2022). Ações municipais de Londrina-PR na estruturação da profissão de professor (1934 -1963). Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81334

Edição

Seção

Demanda Contínua