O espaço das desigualdades educativas em São Paulo e em Recife

Autores

  • Daniela Maria Ferreira Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação.
  • Graziela Serroni Perosa Universidade de São Paulo
  • Frédéric Lebaron l'Ecole normale supérieure Paris-Saclay (ENS Cachan)

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, espaço social, desigualdades educacionais brasileiras, Análise de Correspondências Múltiplas, sociologia da educação

Resumo

Neste artigo nós apresentamos um estudo empírico sobre as clivagens sociais e educacionais Recife e São Paulo, cidades caracterizadas pela urbanização acelerada e configurações urbanas fortemente desiguais. Com base na noção de espaço social e, em dados estatísticos do último Censo Populacional (IBGE/ 2010), apresenta-se um estudo sobre o espaço das disparidades educacionais nas duas metrópoles. O objetivo foi testar a pertinência da noção de espaço social no contexto brasileiro, identificando de uma só vez, a distribuição dos grupos sociais e seus investimentos educativos. Argumenta-se que a noção de espaço social é capaz de integrar vários outros conceitos chaves da sociologia bourdiesiana. Mobilizamos um grande conjunto de variáveis capturadas simultaneamente, trazendo à tona as diferenças internas das duas metrópoles e entre as cidades. A originalidade do estudo reside em partir dessa gama ampla de indicadores objetivos, relativos às condições de vida, associando-o ao uso de indicadores suscetíveis de serem percebidos como “subjetivos”. Como esperado, o primeiro eixo corresponde a uma forte correlação entre longevidade, renda domiciliar e nível de escolaridade. O segundo eixo é o resultado da correlação entre a posse do diploma de ensino secundário e a presença de maior infraestrutura pública. Em Recife, esse segundo eixo concerne a alguns bairros da cidade. Em São Paulo observa-se a mesma correlação, contudo, com a particularidade de apresentar um conjunto muito maior de bairros em posições sociais intermediárias. Nota-se ainda que Recife possui um número muito maior de regiões em situação de extrema pobreza se comparado à São Paulo.

Biografia do Autor

Daniela Maria Ferreira, Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação.

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Música. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Sociologia na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e da Cultura.

Graziela Serroni Perosa, Universidade de São Paulo

Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), coordenadora do Programa de Pós Graduação em Estudos Culturais e pesquisadora do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP/EACH/USP). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Durante o doutorado teve bolsa-sanduíche da CAPES na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (2002-2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades educacionais, segmentação do sistema de ensino, relações de gênero e aprendizagem das diferenças sociais

Frédéric Lebaron, l'Ecole normale supérieure Paris-Saclay (ENS Cachan)

Desde setembro de 2016, Frédéric Lebaron é professor na Ecole Normale Supérieure Paris-Saclay (ENS Cachan), onde dirige o departamento de ciências sociais. Ele leciona na Sciences-Po Saint-Germain-en-Laye desde setembro de 2014 e na Universidade de Paris-Sorbonne desde setembro de 2017.

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Ferreira, D. M., Serroni Perosa, G., & Lebaron, F. (2022). O espaço das desigualdades educativas em São Paulo e em Recife. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85974

Edição

Seção

Dossiê Pierre Bourdieu – após 20 anos qual o legado de sua obra para pesquisas em educação?