(Re)constituir-se: formação de professoras para educação das crianças

Autores

  • Míria Izabel Campos Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Palavras-chave:

História da Educação. (Auto)biografia. Memoriais de Infância. Figurações. Interdependências.

Resumo

A formação de professoras para a educação das futuras gerações se traduz em grande desafio, principalmente quando se acredita que junto do compartilhar de conteúdos científicos, curriculares, entende-se como partícipes dessa relação de aprendizado o compartir de conteúdos morais, sociais, éticos, estéticos etc. Daí, pensar em uma educação que se estabeleça em diferentes bases pode se tornar promissor, haja vista a possibilidade de se somar formação profissional e formação pessoal. Nessa perspectiva, utilizando os construtos teóricos eliasianos e a abordagem (auto)biográfica em suas interfaces com o campo educativo, o artigo traz à baila o inventário de um arquivo pessoal docente com foco em memoriais de infância (auto)biográficos elaborados por acadêmicas do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), localizada em Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). O objetivo foi examinar a formação inicial de professoras que, em perspectiva, trabalharão com a educação das crianças. Analisaram-se diferentes figurações que compuseram esses processos, bem como teias de interpendência presentes nas trajetórias da professora e das acadêmicas, apreendendo que a (re)significação do vivido, ato reflexivo entendido como sendo de autoconhecimento do indivíduo, pode viabilizar o (re)constituir-se, propiciando novos fazeres para o cenário educativo.

Biografia do Autor

Míria Izabel Campos, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/1985), Especialização em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS/1996), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2018). É Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, lotada na Faculdade de Educação (FAED), na qual ministra as seguintes disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (nas diversas Licenciaturas da UFGD), Métodos e Técnicas de Pesquisa, Pesquisa em Educação, Trabalho de Graduação I, Trabalho de Graduação II e Educação e Relações de Gênero. Atualmente é membro titular da Comissão Permanente de Pesquisa da FAED/UFGD. Também participa como membro suplente do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual (NEDGS) da UFGD e, ainda, como membro titular da Comissão Especial de Curso de Especialização (COESCE) e da Comissão de Autoavaliação dos Cursos de Graduação da FAED. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPEd) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph). Realiza estudos e pesquisas na temática gênero, sexualidade e educação infantil, utilizando a abordagem (auto)biográfica em suas interfaces com o campo educativo, dando ênfase aos trabalhos com  formação de professoras. É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC).

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999-2004 respectivamente). Pós-doutorado pela Universidade de Buenos Aires/UBA (2014). Pós-doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso UFMT pelo Programa PNPD/CAPES (2019). Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docência na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa "Educação e Processo Civilizador" do diretório do CNPq.

 

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

Campos, M. I., & Sarat, M. (2022). (Re)constituir-se: formação de professoras para educação das crianças. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76648

Edição

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