“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes

Autores

Palavras-chave:

Caderno escolar. História do ensino de História. História do ensino secundário. Maria Thetis Nunes.

Resumo

O presente artigo analisa o caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes (1923-2009), que apresenta anotações das aulas do professor Arthur Fortes (1881-1944), tendo sido utilizado no Atheneu Sergipense, em 1939. O registro manuscrito realizado pela aluna permite uma aproximação com as práticas de ensino de história que ela vivenciou no educandário, possibilitando, assim, compreender, em especial: o que era ensinado na disciplina de História da Civilização nesse período, e como era ensinado o conteúdo histórico, ao se considerar a abordagem e os recortes do conteúdo e os indícios da metodologia empregada pelo professor. A aluna Thetis Nunes, posteriormente, tornou-se professora de História do ensino secundário e superior por mais de cinco décadas, além de autora de um conjunto diversificado de obras nas áreas da História de Sergipe e da História da Educação. Assim, ao estudar o caderno escolar de uma aluna secundarista construímos caminhos da história do ensino de história no Brasil, da história do ensino secundário, e também conhecemos mais da própria história da profissão docente, suas escolhas e suas construções memorialísticas.

Biografia do Autor

João Paulo Gama Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Educação (DEDI) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: história, ensino, aprendizagem (DEHEA/UFS/CNPq). Graduado em História, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP com bolsa de Pós-Doutorado Júnior do CNPq (2021-2022).

Lisiane Sias Manke, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Departamento de História e do PPGH, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lidera o grupo de pesquisa Heduca (História e Educação: textos, escritas e leituras) e coordena o LEH (Laboratório de Ensino de História). Possui graduação em História (2002) e especialização em História do Brasil (2003) pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado (2006) e doutorado (2012) em Educação, pela Faculdade de Educação da UFPel, com estágio de doutorado sanduíche (PDEE) na École Normal e Superièure de Lyon, França. Realizou estágio de pós-doutorado (com bolsa CNPq), no PPGE/FaE, na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2015-2016.

Roselusia Teresa de Morais Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Departamento de Educação (DED), da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel - RS), com Doutorado Sanduíche realizado na Université de Cergy-Pontoise, na França. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - RS. Graduada em Pedagogia (2007), pela Universidade Federal de Sergipe.Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Relicário (Redes de leituras inscritas: cultura letrada, apropriações, representações e operações do ato de ler- DED/UFS/CNPq)

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Oliveira, J. P. G., Manke, L. S., & Oliveira, R. T. de M. (2022). “Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83742

Edição

Seção

Demanda Contínua